Aeronaves austríacas em patrulha na zona de exclusão de Davos
Áustria
20 de Janeiro de 2026
Aeronaves Pilatus PC-7 da Força Aérea da Áustria, armadas com dois "pods" HMP-250 de metralhadora pesada FN M3P calibre 12,7x99mm (com 250 munições), um sob cada asa, no decurso da operação "Dädalus", garantindo uma zona de exclusão aérea nas regiões austríacas de Vorarlberg e do Tirol Ocidental, para protecção ao evento do Fórum Económico Mundial ("World Economic Forum", WEF) em Davos na Suíça, iniciado a 19 de Janeiro de 2026, e que decorre durante 5 dias até 23 de Janeiro de 2026. O centro de Davos dista cerca de 15 km da fronteira com a Áustria e cerca de 130 km do aeroporto de Innsbruck, no Tirol, aqui usado como base avançada.
Podemos observar nas fotos, a indicação, na lateral do cockpit, da frequência dos 121,5 MHz correspondente à frequência internacional de emergência aérea ("International Air Distress", IAD). A mesma deverá ser usada em comunicação por uma possível aeronave interceptada.
A operação "Dädalus", desenvolvida desde 2004 em conjunto com as forças suíças, garante uma área de exclusão aérea com um raio de 46 km a partir do centro de Davos. A edição de 2026 conta com o empenhamento austríaco de 18 aeronaves (8 de asa fixa e 10 de asa rotativa), e mais de quatro centenas de militares e civis. Os meios aéreos envolvidos estão empenhados numa arquitectura de várias camadas, sendo os PC-7, bem como os Bell OH-58 e S-70 Blackhawk, envolvidos na dinâmica de baixa altitude e baixa velocidade em torno dos vales das cadeias montanhosas alpinas da região. Cabem aos Eurofighter Typhoon as camadas de maior altitude e maior velocidade. Estão ainda empenhados radares móveis Thomson-CSF RAC 3D, da defesa anti-áerea austríaca, com capacidade de incidir sobre aeronaves de menor dimensão e a baixa altitude.
O Pilatus PC-7 é um monomotor de asa baixa, de construção suíça, capaz de uma velocidade máxima de 500 km/h (em cruzeiro de 330 km/h), com um alcance operacional de 1 460 km, um tecto de altitude máxima de 7 600 m, contando com 6 pontos de fixação onde pode receber até uma tonelada de bombas ou foguetes, "pods" com metralhadoras e canhões. A Áustria possui actualmente 12 aeronaves destas, sediadas na Base Aérea de Zeltweg, afectas às funções de instrução e capacitação da Escola de Aviação e Defesa Anti-Aérea ("Flieger- und Fliegerabwehrtruppenschule").
A designação da operação, "Dädalus", é uma referência a Dédalo, uma figura da mitologia grega conhecida como um habilidoso inventor, arquitecto e artesão, que desenhou o Labirinto da Ilha de Creta e construiu asas para si e para seu filho Ícaro escaparem da ilha, onde estavam presos por ordem do Rei Minos.
Fotos via Forças Armadas Austríacas ("Österreichische Bundesheer")



Comentários