Subagrupamento de Armas Combinadas do Exército Português treina com carros de combate Leopard e viaturas blindadas Pandur na Eslováquia
Eslováquia
Dezembro de 2025
Força Nacional Destacada para a Eslováquia (FND SVK), das Forças Armadas Portuguesas, junto do Grupo de Batalha Multinacional da NATO na Eslováquia, no decurso do exercício "ALFA III", compreendendo manobra de carros de combate Leopard, viaturas blindadas Pandur II 8x8, e apoio de fogos, em Dezembro de 2025, na Eslováquia.
Nas fotos podemos observar carros de combate Leopard 2A6, com a distintiva Cruz de Cristo (a vermelho), armados com metralhadora média FN MAG, calibre 7.62×51mm NATO, no topo da torre; e viatura blindada Pandur II 8x8 na variante IFV ("Infantry Fighting Vehicle") equipada com torre armada com peça estabilizada de 30mm e metralhadora coaxial calibre 7,62x51mm NATO (e outra ao topo da torre). Podemos ainda observar, como armamento individual, a espingarda automática FN Herstal SCAR-L, calibre 5.56x45mm NATO, equipada com mira óptica Aimpoint CompM4 (a arma padrão do Exército Português).
As Forças Armadas Portuguesas iniciaram em Julho de 2025 a terceira rotação das suas forças destacadas na Eslováquia, reforçando as mesmas com meios mecanizados e designadas agora como 1ª Força Nacional Destacada (FND) de Escalão Subagrupamento - sendo composta por um Subagrupamento de Armas Combinadas com militares do Batalhão de Infantaria Pesado, do Grupo de Carros de Combate, do Batalhão de Apoio de Serviços e do Regimento de Artilharia N.º 4. A força teve a sua projecção original iniciada em Junho de 2024, com cinco carros de combate Leopard 2A6 do Exército Português.
O Grupo de Batalha Multinacional da NATO na Eslováquia (NATO MultiNational Brigade Slovakia, MN BDE TF SVK) compreende efectivos de Portugal, Espanha, Chéquia, Eslovénia, Eslováquia e Roménia. A força encontra-se baseada em Lešť, Pliešovce, no Centro-Sul da Eslováquia, a cerca de 230 km da fronteira Leste com a Ucrânia. A NATO conta actualmente com um total de oito Grupos de Batalha no seu flanco Leste (de Norte para Sul): Estónia, Letónia, Lituânia, Polónia, Eslováquia, Hungria, Roménia e Bulgária.
Fotos via EMGFA (Estado-Maior-General das Forças Armadas) de Portugal









Comentários