Sistema "Tempest" de alta-mobilidade optimizado para luta anti-drone com radar e mísseis "Hellfire" em uso pelas Forças da Ucrânia
Ucrânia Janeiro de 2026
Sistema de defesa anti-aérea de alta-mobilidade V2X "Tempest", optimizado para luta anti-drone e para o perfil "shoot-and-scoot", equipado com radar 4D AESA Leonardo MHR ("Multi-Mission Hemispheric Radar") e dois mísseis AGM-114L Hellfire-Longbow, ao serviço do Comando Aéreo da Região Central ("Повітряне командування Центр", А0820) da Força Aérea da Ucrânia, em disparo em finais de 2025 e demonstração em Janeiro de 2026. A Região Central do Comando Aéreo ucraniano compreende as regiões de Vinnytsia, Zhytomyr, Kyiv, Cherkasy, Chernihiv, e partes de Poltava, Sumy e Kirovohrad.
O míssil AGM-114L Hellfire-Longbow, guiado por radar de ondas milimétricas (MMW), com emprego "fire-and-forget", voa a uma velocidade máxima de Mach 1,3, com um alcance de 8 km. Tem uma massa de 49 kg, com 1,76 metros de comprimento e 176 mm de diâmetro, estando armado com uma ogiva de 9 kg detonada por proximidade e impacto. Sendo a plataforma "Hellfire" originalmente um sistema de armas anti-carro, esta variante endereça o seu emprego como vector anti-aéreo.
Assente sobre um "chassis" Can-Am Maverick 4x4, capaz, nesta configuração, de uma velocidade fora-de-estrada de até 95 km/h, o V2X "Tempest", foi apresentado pelo seu fabricante norte-americano no evento-certame AUSA 2025 ("Association of the United States Army 2025) que teve lugar no Centro de Convenções Walter E. Washington, em Washington, D.C, nos Estados Unidos da América, de 13 a 15 de Outubro de 2025. Trata-se do mesmo arquitectura-base, com combinação móvel de radar e mísseis "Hellfire", usado no sistema M-SHORAD ("Maneuver-Short Range Air Defense") assente na viatura blindada 8x8 "Stryker" ao serviço do Exército dos Estados Unidos.
A V2X é um companhia com origens a remontar a 1945, fundada então como ITT Federal (Nutley, New Jersey), e, decorridos vários processos de cisões, fusões e aquisições, opera com a actual designação desde 2022, sendo liderada, desde Junho de 2024, por Jeremy C. Wensinger como Presidente e CEO, com sede em Reston, Virginia.
Fotos seleccionadas e editadas a partir de vídeos via Comando Aéreo da Região Central da Força Aérea da Ucrânia






.png)
Comentários