Sistema "Tempest" de alta-mobilidade optimizado para luta anti-drone com radar e mísseis "Hellfire" em uso pelas Forças da Ucrânia


Ucrânia Janeiro de 2026

Sistema de defesa anti-aérea de alta-mobilidade V2X "Tempest", optimizado para luta anti-drone e para o perfil "shoot-and-scoot", equipado com radar 4D AESA Leonardo MHR ("Multi-Mission Hemispheric Radar") e dois mísseis AGM-114L Hellfire-Longbow, ao serviço do Comando Aéreo da Região Central ("Повітряне командування Центр", А0820) da Força Aérea da Ucrânia, em disparo em finais de 2025 e demonstração em Janeiro de 2026. A Região Central do Comando Aéreo ucraniano compreende as regiões de Vinnytsia, Zhytomyr, Kyiv, Cherkasy, Chernihiv, e partes de Poltava, Sumy e Kirovohrad.
O míssil AGM-114L Hellfire-Longbow, guiado por radar de ondas milimétricas (MMW), com emprego "fire-and-forget", voa a uma velocidade máxima de Mach 1,3, com um alcance de 8 km. Tem uma massa de 49 kg, com 1,76 metros de comprimento e 176 mm de diâmetro, estando armado com uma ogiva de 9 kg detonada por proximidade e impacto. Sendo a plataforma "Hellfire" originalmente um sistema de armas anti-carro, esta variante endereça o seu emprego como vector anti-aéreo.
Assente sobre um "chassis" Can-Am Maverick 4x4, capaz, nesta configuração, de uma velocidade fora-de-estrada de até 95 km/h, o V2X "Tempest", foi apresentado pelo seu fabricante norte-americano no evento-certame AUSA 2025 ("Association of the United States Army 2025) que teve lugar no Centro de Convenções Walter E. Washington, em Washington, D.C, nos Estados Unidos da América, de 13 a 15 de Outubro de 2025. Trata-se do mesmo arquitectura-base, com combinação móvel de radar e mísseis "Hellfire", usado no sistema M-SHORAD ("Maneuver-Short Range Air Defense") assente na viatura blindada 8x8 "Stryker" ao serviço do Exército dos Estados Unidos.
A V2X é um companhia com origens a remontar a 1945, fundada então como ITT Federal (Nutley, New Jersey), e, decorridos vários processos de cisões, fusões e aquisições, opera com a actual designação desde 2022, sendo liderada, desde Junho de 2024, por Jeremy C. Wensinger como Presidente e CEO, com sede em Reston, Virginia.








Fotos seleccionadas e editadas a partir de vídeos via Comando Aéreo da Região Central da Força Aérea da Ucrânia




Vídeo via Comando Aéreo da Região Central da Força Aérea da Ucrânia pub. Jan.º de 2026







Insígnia do Comando Aéreo da Região Central ("Повітряне командування Центр", А0820) da Força Aérea da Ucrânia

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

Ataque subaquático das Forças Ucranianas à Ponte de Kerch