Federação Russa arma "drones" de tipologia Shahed com míssil anti-aéreo portátil


Ucrânia 
4 de Janeiro de 2026

"Drone" de tipologia Shahed 136 (# ВКМ.R33.СНF) das Forças Armadas da Federação Russa, armado com lançador portátil de míssil anti-aéreo de curto-alcance, 9К333 "Verba" ("Верба", "Salgueiro"), lote de produção de 2025, recuperado na Ucrânia, a 4 de Janeiro de 2026, pelo Batalhão "Darknode" da 412.ª Brigada Nemesis ("412-ї бригади Nemesis") das Forças de Sistemas Não-Tripulados ("Сили безпілотних систем", СБС) das Forças Armadas da Ucrânia ("ЗС України").
Com o míssil apontado em linha com a retaguarda do "drone", tem por objectivo, controlado remotamente (com camara e radio), ser disparado contra a ameaça constituída pelos helicópteros Mil Mi-8 (designação NATO "Hip") das Forças Armadas da Ucrânia, que os abatem com recurso a disparos de metralhadoras ou "miniguns" operadas manualmente a partir da porta lateral.
Categorizado como um MANPAD ("Man-Portable Air-Defense System"), o 9K333 Verba ("Верба"), designação NATO SA-29 "Gizmo", é produzido desde 2011-2012 pelo fabricante russo KB Mashinostroyeniya (Kolomna, Moscovo), tendo entrado ao serviço em 2014-2015. Projectando o míssil 9M336 a partir de tubo 9П333, tem uma massa de 17,25 kg, um diâmetro de 72 mm, e conta com uma ogiva de 1,5 kg. Tem um alcance de 6,5 km voando a 500 m/s (Mach 1.5), com orientação por sensor óptico de três canais (um de ultravioleta, e dois de infravermelho - próximo e médio). Esta combinação de três sensores permite ao sistema distinguir com maior eficácia o alvo real (que emite calor e reflecte radiação ultravioleta) de engodos térmicos ("flares") ou outros tipos de interferência electrónica e ambiental.
O "drone" Shahed-136 ("شاهد ۱۳۶", literalmente "Testemunha-136" no original persa), de origem iraniana e designado pelas Forças Russas por Geran-2 ("Герань-2" literalmente "Gerânio-2" no original russo), tem uma massa de 200 kg, um comprimento de 3,5 metros, uma envergadura de asa de 2,5 metros, sendo propulsionado por um motor MD-550 de 50 hp com 550cc, que lhe permite alcançar uma velocidade em redor de 185 km/h, com uma autonomia de aproximadamente 2 000 km.
Desenhado pela Shahed Aviation Industries, construído pela HESA (Iran Aircraft Manufacturing Industries Corporation, "شرکت صنایع هواپیماسازی ایران — هسا") e, sob licença, pela Federação Russa, tem uma estrutura em forma de asa delta, com estabilizadores nas extremidades e com uma fuselagem central. O motor está colocado na secção traseira. Na secção dianteira, no nariz, residem os elementos electro-ópticos de controlo e a ogiva explosiva (de cerca de 40 kg).
A produção dos Geran-2, sob licenciamento iraniano, a cargo da empresa Albatros ("Албатрос", "Albatroz", a ave marinha de grande envergadura de asa), fundada em 2014 e a operar no ramo da maquinaria e do aeroespacial. Opera na Zona Económica Especial (ZEE) de Alabuga ("Алабуга"), em Yelabuga na República do Tartaristão, a 900 km a Leste do centro de Moscovo, desde meados de 2023, inicialmente numa dinâmica de montagem de "kits" importados e, desde finais de 2023, em produção autónoma, e, a partir de 2024, já com capacidade em escala, e a operar actualmente com objectivos de produção anuais de 6 000 unidades. Além dos Geran-2, a Albatros desenvolve e produz várias plataformas de aeronaves não tripuladas de diferentes tipologias.
Projecta-se que tenham já sido usados mais de 28 milhares de unidades desta tipologia de "drones" sobre o Teatro de Operações da Ucrânia, tendo, a 9 de Julho de 2025, sido registado, com 728 unidades, o maior número de unidades usadas num ataque diário.







ВКМ.R33.СНF

9П333 | 25 [2025]


Foto lateral no campo por Sergey "Flash" Beskrestnov (Сергій "Флеш" Бескрестнов). Vídeo via Batalhão "Darknode" com fotos seleccionadas e editadas por E&E




Anotações info-gráficas por E&E entre a foto de plano lateral e o vídeo de plano superior





Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

Ataque subaquático das Forças Ucranianas à Ponte de Kerch