Forças sérvias treinam com plataforma modular M-18 de lançamento de foguetes múltiplos e mísseis


Sérvia 
9 de Janeiro de 2026

Treino com plataformas modulares de lançamento de foguetes múltiplos M-18 Oganj ("огањ", "Fogo"), de produção sérvia, afectas à 2.ª Brigada do Exército Sérvio ("2. бригада Копнене војске"), a 9 de Janeiro de 2026, na Sérvia. Nas fotos podemos observar módulos de 4x3 foguetes e, no interior da cabina, equipamento de navegação por satélite Atlas Vector VS1000, do fabricante norte-americano Hemisphere, com capacidade para operar os sistemas GPS, GLONASS, BeiDou, Galileo, QZSS, IRNSS e Atlas.
Concebido em 2018 e em produção desde o início da década de 2020, assente sobre "chassis" Fabrika Automobila Priboj (FAP) 2234 6x6, com motorização Cummins de 340 hp, o M-18 Oganj é uma plataforma modular que pode ser armada com foguetes ou mísseis de diferentes calibres e tipologias, contando com uma metralhadora, sobre a cabina, para auto-protecção. Conta com sistemas computorizados de controlo de tiro e navegação, integráveis com sistemas conexos, operando uma plataforma com 360 graus de rotação para os seus módulos de foguetes ou mísseis.
Entre outros sistemas de armas, pode receber 2 "containers" do míssil sérvio "Košava 2" ("Кошава 2"), guiado por inércia e com orientação terminal por IR/TV, com 325mm de diâmetro, com ogiva de 240 kg da plataforma FAB-250, contendo 105 kg de alto-explosivo TNT, e com 50 km de alcance.











Fotos via Ministério da Defesa da República da Sérvia ("Министарство одбране Републике Србије")

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

Ataque subaquático das Forças Ucranianas à Ponte de Kerch