"Wildcat" do Reino Unido em treino de montanha no árctico norueguês


Noruega 
28 de Janeiro de 2026

Helicóptero AgustaWestland AW-159 "Wildcat" AH.1 (ZZ385, c/n 504) do "847 Naval Air Squadron" (847 NAS) das Forças Armadas do Reino Unido no decurso de treinos de montanha no contexto árctico da Operação "Clockwork" na Noruega, a 28 de Janeiro de 2026. Podemos observar a metralhadora pesada M3M em calibre 12,7x99mm em reparo na posição da porta, bem como, em posição frontal, o sistema FLIR ("Forward-Looking Infrared") de vigilância, reconhecimento e acompanhamento de objectivos.
A operação "Clockwork", na sua 57.ª edição anual consecutiva, decorre no Norte da Noruega, a partir da Base Aérea de Bardufoss, da Força Aérea da Noruega, georreferenciação 69.0568705500153, 18.5316087139949, a cerca de 320 km a Norte do Círculo Polar Árctico, a menos de 500 km da fronteira, a Leste, com a Federação Russa, e a menos de 600 km da região de Murmansk, quartel-general e base da Frota do Norte da Marinha Russa.
O 847 NAS suporta os especialistas da 3.ª Brigada de Comandos dos "Royal Marines" ("3 Commando Brigade Royal Marines") com capacidade de transporte, evacuação, reconhecimento armado, controlo e direccionamento de fogo e acção ofensiva, com experiência em Teatros de Operações de Combate como as Falklands e o Iraque. Operam em nível de prontidão 2 que requer a capacidade de projecção para qualquer ponto do globo num máximo de cinco dias.
O helicóptero AW-159 "Wildcat" é tripulado por 2 elementos, podendo transportar 6 militares equipados, com uma velocidade máxima de 311 km/h e um alcance operacional de 777 km. Tem 15,24 metros de comprimento e 3,72 metros de altura, com um diâmetro de rotor de 12,8 metros, um peso em vazio de 3,3 toneladas e um peso máximo à descolagem de 6 toneladas. Além de metralhadora pesada M3M em calibre 12,7x99mm em reparo na posição da porta, pode estar armado com 20 mísseis ligeiros multipropósito Thales Martlet ou 4 mísseis anti-navio MBDA Sea Venom, bem como torpedo Sting Ray ou cargas de profundidade Mk 11.
A 5 de Dezembro de 2025, o Secretário de Estado da Defesa do Reino Unido, John Healy, e o Ministro da Defesa da Noruega, Tore Sandvik, assinaram em Londres um novo acordo de defesa, o "Lunna House Agreement", que veio, entre outros pontos de cooperação (como a protecção de infraestruturas submarinas críticas, o treino conjunto de forças especiais e a interoperabilidade de forças aero-navais), transformar a Operação "Clockwork" de um destacamento de Inverno, de Janeiro a Março, para uma presença permanente das forças britânicas no Norte da Noruega.
O nome do acordo é uma homenagem à história partilhada entre as duas nações, referindo-se a uma mansão histórica situada no arquipélago de Shetland, na Escócia, a 300 km a Oeste da Noruega, que desempenhou um papel vital durante a Segunda Guerra Mundial. Serviu como a primeira base secreta para o "Shetland Bus" (lit. "Autocarro de Shetland"), uma ligação marítima clandestina, operada por navios de pesca noruegueses, que atravessavam o Mar do Norte a coberto da noite, transportando agentes da resistência, armas e rádios-transmissores para a Noruega ocupada e resgatando refugiados.



Fotos por Lee Blease | MoD © Crown copyright 2026


Comentários