"Rangers" suecos em exercício de operações especiais em contexto geográfico Báltico-Escandinavo
Suécia
12 a 29 de Outubro de 2025
Militar do 31.º Batalhão de Rangers ("31. jägarbataljonen"), designados coloquialmente por "K3 Rangers", das Forças Armadas da Suécia, no decurso do exercício multinacional de operações especiais "Adamant Serpent 26", na Suécia, de 12 a 29 de Outubro de 2025.
O militar sueco está armado com espingarda automática Ak 5 ("Automatkarbin 5"), versão local da FN FNC, em calibre 5.56×45mm NATO, equipada com óptica Aimpoint Comp M5 ("red dot"), apontador iluminador laser L3Harris ATPIAL AN/PEQ-15 e com lança-granadas M203(A2) de 40mm. Conta ainda, em coldre à cintura, com pistola Glock 17 (Gen2) em calibre 9x19mm Parabellum.
O emblema de "Jägare" ("Jägarebåge") no ombro direito do militar sueco demonstra que o militar completou o curso de formação base de "Ranger" ("Grundläggande Jägarutbildning"). A expressão base designa literalmente "Caçador", correspondendo à designação militar de unidades de infantaria ligeira associadas a contextos de reconhecimento, de alta mobilidade e de acções especiais, ditas, modernamente, de "Rangers".
O exercício "Adamant Serpent" (lit. "Serpente Adamantina") realiza-se anualmente, desde 2021, liderado pelo Comando de Operações Especiais dos Estados Unidos na Europa ("U.S. Special Operations Command Europe", SOCEUR), com incidência geográfica na região báltica e no contexto árctico e sub-árctico da Escandinávia, com esta edição a ter decorrido de 12 a 29 de Outubro de 2025, na Suécia e na Noruega, com 4 centenas de participantes de forças dos Estados Unidos da América, Dinamarca, Noruega e Suécia.
O 31.º Batalhão de Rangers, anteriormente o 31.º Batalhão de Infantaria Ligeira ("31. lätta skyttebataljonen", 31. LSkbat), integra o Regimento de Hussardos ("Livregementets husarer"), com a designação K3, sediados em Karlsborg, na margem ocidental do lago Vättern, Västra Götaland, a cerca de 220 km a Oeste da capital Estocolmo.


Comentários