São Pedro de Moel - Acção de neutralização de objecto por especialistas do Destacamento de Mergulhadores Sapadores n.º 1 da Marinha Portuguesa


São Pedro de Moel, Marinha-Grande, Leiria, Portugal 
24 de Janeiro de 2026

A equipa de prontidão de inactivação de engenhos explosivos do Destacamento de Mergulhadores Sapadores n.º 1 (DMS1) da Marinha Portuguesa efectuou, a 24 de Janeiro de 2026, uma acção de neutralização, com recurso a carga explosiva, sobre um objecto esférico no areal da Praia de São Pedro de Moel, georreferenciação 39.75598675287537, -9.031910886321679, junto à praça Afonso Lopes Vieira.
O objecto, reportado por fonte local como de construção metálica, alcançou o areal desta praia do município da Marinha Grande, no decurso das alterações do estado do mar decorrentes da tempestade Ingrid, que assolou a costa ocidental de Portugal continental desde o dia 21 de Janeiro de 2026. A identificação e neutralização do objecto, classificado pelo DMS1 como não explosivo, foi produzida com sucesso, no local, numa acção desenvolvida em articulação com a Polícia Marítima da Nazaré e o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).
A Marinha Portuguesa conta com três Destacamentos de Mergulhadores Sapadores (DMS): o DMS1 especializado em acções especiais (reconhecimento, sabotagem, demolições) e de inactivação de engenhos explosivos (EOD, "Explosive Ordnance Disposal"); o DMS2 especializado em acções de busca e salvamento; e o DMS3 especializado em acções de contramedidas de minas e guerra de minas (MW, "Mine Warfare").





Foto DMS1 via Marinha Portuguesa. Foto do perímetro da Polícia Marítima por Pedro Miguel Duarte. Acção de neutralização em vídeo por Daniel Ferreira com foto de detalhe seleccionada e editada por E&E

Comentários