Força especial da Polícia iraniana em operação junto a manifestação na Praça da Revolução em Teerão


Praça Enqelab, Teerão, Irão
12 de Janeiro de 2026

Operacionais da Força Especial Contra-Terrorismo ("نیروی ویژه پاد وحشت") do Comando da Polícia da República Islâmica do Irão ("فرماندهی انتظامی جمهوری اسلامی ایران"), na sua capital, Teerão, na Praça Enqelab ("میدان انقلاب", Praça da Revolução), georreferenciação 35.701129064440764, 51.39166954612171, a 12 de Janeiro de 2026.
Trata-se de uma acção de protecção a uma manifestação pró-governo, enquanto discursava o Brigadeiro-General Mohammad Bagher Ghalibaf ("محمدباقر قالیباف"), ex oficial do Corpo da Guarda da Revolução Islâmica ("سپاه پاسداران انقلاب اسلامی"), ex presidente do município de Teerão e actual presidente e porta-voz da Assembleia Consultiva Islâmica ("مجلس شورای اسلامی"), coloquialmente, o Parlamento da República Islâmica do Irão.
O operacional da polícia iraniana em primeiro plano, equipado com luvas tácticas Petzl, está armado com espingarda automática AK-133 (produção local da AK-103), em calibre 7.62×39mm. No colete, ao peito, estão duas granadas anti-motim de gás CS (ortoclorobenzil malononitrilo), vulgo "gás lacrimogénio".
O acrónimo NOPO presente no peitoral do colete resulta da expressão (romanizada) para a Força Especial Contra-Terrorismo, "Niruy-e Vizheh-e Pad-Vahshat" (em que existe polivalência gráfica da letra persa que representa tanto V como O). A Polícia da República Islâmica do Irão é comandada desde Janeiro de 2023 pelo Brigadeiro-General Ahmad-Reza Radan ("احمدرضا رادان"), do Corpo da Guarda da Revolução Islâmica ("سپاه پاسداران انقلاب اسلامی").
O Irão atravessa um período de agitação social, com protestos registados desde Setembro de 2025 e um agravamento da instabilidade em Dezembro de 2025. As autoridades responderam, entre Dezembro de 2025 e Janeiro de 2026, com o aumento da presença e acção policial em centros urbanos, a interrupção de serviços de acesso de internet. Relatórios de organizações internacionais indicam a ocorrência de confrontos entre manifestantes e unidades policiais, resultando em detenções e vítimas mortais em diversas províncias iranianas.
Foto via Getty Images [#2255940586]]


Emblema do NOPO ("نوپو") do Comando da Polícia da República Islâmica do Irão ("فرماندهی انتظامی جمهوری اسلامی ایران")



Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

Ataque subaquático das Forças Ucranianas à Ponte de Kerch