Forças ucranianas a operar drone de reconhecimento Vector na Frente Leste
Ucrânia 5 de Janeiro de 2026
Operação das forças ucranianas com drone de reconhecimento Vector, produzido pela alemã Quantum-Systems e equipado com um "payload" electro-óptico NextVision Raptor-360, em operação na região de Donetsk, no Leste da Ucrânia, a 5 de Janeiro de 2026. O Vector é aqui operado pelos especialistas de sistemas não tripulados da 24.ª Brigada Mecanizada Independente ("24-та окрема механізована бригада", 24 ОМБр, А0998) do Exército da Ucrânia.
O Vector tem uma envergadura de asa de 2,8 metros e uma massa de 9,5 kg, integra comunicações cifradas AES-256, e sustenta, no modelo AI, uma velocidade de cruzeiro de 15 a 20 m/s (54 a 72 km/h) podendo operar, com uma janela de 3 horas, até aos 4 000 metros de altitude. O drone conta com rotores ajustáveis que lhe permitem capacidade de descolar e aterrar verticalmente ("Vertical Take-Off and Landing", VTOL) e operação em cruzeiro com os rotores na horizontal.
Pode ser operado até 15 km ou 60 km do ponto de comando e controlo (antenas portátil manual ou antena matricial de longo alcance) e com uma janela de operação superior a 3 horas. Conta com sistemas tecnológicos para operar em contexto de negação de navegação por satélite (inércia, mapeamento terreno, etc). A plataforma Raptor-360 conta com camara sob sistema de estabilização de imagem, rotação 360 graus, sensor térmico com resolução 1280×720 HD, ampliação óptica de 40x (até 80x em combinação digital) e de 8x em infra-vermelho, com resistência ambiental IP54. Pode ser ainda equipado, no nariz, com sensor acústico WASP destinado a detectar e medir a distância de disparos de peças de artilharia, morteiros e afins (potenciando o sucesso de acção de contrabateria).
Foto por Oleg Petrasiuk | Reuters

Comentários