Viatura blindada de infantaria mecanizada alemã treina na Lituânia


Pabradė, Lituânia
12 de Março de 2024

Treino numa viatura blindada de rodas, 8x8, "Boxer", com uso de camuflagem recolhida a partir dos bosques locais, em Pabradė, na Lituânia, a 12 de Março de 2024, por militares de infantaria mecanizada do 91.º Batalhão de Caçadores ("Jägerbataillon 91") da 21.ª Brigada Blindada ("Panzerbrigade 21") do Exército Alemão. O treino decorre em preparação para o exercício "Grand Eagle" (parte do exercício "Quadriga", promovido pela Alemanha e em contexto alargado NATO). Pabradė, atravessada pelo Rio Žeimena, dista cerca de 10 km da fronteira com a Bielorússia.

A 8x8 "Boxer" GTK ("Gepanzertes Transport-Kraftfahrzeug", "Viatura Blindada de Transporte"), produzida pela Rheinmetall, é uma viatura blindada de 36,5 toneladas, com um comprimento de 8,3m, uma largura de 3m e uma altura de 2,37m. Propulsionada por um motor turbo-diesel de 8 cilindros, 15,9 litros, MTU 8V199 TE20, de 720 hp, de colocação frontal, com transmissão automática Allison HD4800SP, tem uma velocidade máxima de 103 km/h e um alcance operacional de 1 100km. Tem uma guarnição de 3 elementos podendo transportar 5 a 7 militares equipados. Está, nesta variante, armada com uma torre de operação remota FLW 200 ("Fernbedienbare Leichte Waffenstation"), estabilizada, com visão térmica e nocturna e medidor de distância laser, dotada de metralhadora pesada M2 em calibre 12,7 mm.

As forças armadas alemãs possuem, em diferentes configurações e variantes, cerca de 4 centenas de viaturas blindadas Boxer.

Foto por Marco Dorow | Forças Armadas Alemãs ("Bundeswehr") 






Emblema do 91.º Batalhão de Caçadores ("Jägerbataillon 91") do Exército Alemão


Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

Formação de 6 navios da Marinha da Federação Russa acompanhados por meios aeronavais da Marinha e Força Aérea Portuguesas