Exercício com minas de fundo ao largo do porto francês de Toulon


Mediterrâneo, Toulon, França
8 a 19 de Abril de 2024

O navio de luta anti-minas HS "Evrópi" ("Ευρώπη", "Europa"), com o número de amura M62, da 3.ª Esquadra de Caçadores de Minas da Marinha Grega, no decurso do exercício bienal "Olives Noires" (lit. "Azeitonas Pretas"), com uma mina de instrução (inerte) suspensa de uma das suas gruas à ré. O exercício decorreu sob organização da Marinha Nacional Francesa, a partir de Toulon, na costa Mediterrânica de França, de 8 a 19 de Abril de 2024. Esta edição do "Olives Noires" compreendeu a participação de 14 nações, 760 militares (60 dos quais mergulhadores especializados) e 13 navios, envolvidos em diferentes cenários de luta anti-minas.

A mina de instrução aqui em uso simula as minas de fundo, usadas em águas pouco profundas (em cenários como seja a interdição defensiva ou emboscada ofensiva às rotas de acesso portuárias), colocadas por submarinos ou navios de superfície (a partir dos respectivos tubos lança-torpedos), podendo contar com cargas superiores a 500 kg de alto-explosivo. Existem também variantes da mesma tipologia que podem ser lançadas a partir de aeronaves.

Ao serviço da Marinha Grega desde 2001, o HS "Evrópi" corresponde ao ex-HMS "Bicester" (número de amura M36) da classe "Hunt" da Marinha Britânia ("Royal Navy"), ao serviço desta desde 1988 e que, no Teatro de Operações do Golfo Pérsico, em 1991, inactivou 75 minas. Com casco em resina de poliéster reforçada com fibra de vidro (GRP), tem 60 metros de comprimento, 9,8 metros de boca e 2,8 metros de calado, desloca 700 toneladas, capaz de ume velocidade máxima de 15 nós. Com uma guarnição de 40 elementos e acomodação até 50, está armado, à vante, com uma peça DS30B de 30mm, e com 3 metralhadoras médias de calibre 7,62 mm.

Esta navio conta com 3 veículos submersíveis de operação remota "Pluto Plus" (da italiana GayMarine), capazes de operar no contexto de identificação e inactivação de minas até 300 metros de profundidade e em condições de visibilidade nula, com um alcance de sonar de 120 metros (opcionalmente até 400 metros).

Foto via "Standing NATO Mine Counter Measures Group Two" (SNMCMG2)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA