A-10 com 16 bombas planadoras para testes no Deserto do Nevada


Base Aérea de Nellis, Nevada, EUA
20 de Abril de 2023


Um A-10C Thunderbolt II, OT AF79 169 (c/n A10-0433), afecto à 422.ª Esquadra de Teste e Avaliação do "Air Combat Command" da Força Aérea dos Estados Unidos, armado com 16 bombas planadoras, guiadas, de pequeno diâmetro SDB GBU-39/B (em 4 suportes quádruplos BRU-61/A ) a operar a partir da Base Aérea de Nellis, rumo ao deserto do Nevada, nos EUA, para testes operacionais, a 20 de Abril de 2023.

Cada uma destas bombas, com 130 kg de massa, tem uma ogiva de 93 kg com carga de alto-explosivo de fragmentação, guiadas por navegação por inércia e por GPS (com mitigação de contra-medidas), com um alcance superior a 45 milhas náuticas (cerca de 72 km).

Este A-10C Thunderbolt II opera neste contexto com um "pod" de gestão de alvos Lockheed Martin Sniper ATP ("Sniper Advanced Targeting Pod"), dotado de sensores electro-ópticos de alta-definição, FLIR ("Forward-Looking InfraRed"), apontador laser, registo de vídeo e metadados, e sistema integrado de identificação e seguimento de alvos aéreos e terrestres. O mesmo está equipado na secção mais à direita da sua asa direita (não visível neste enquadramento da foto).

Foto por William R. Lewis | Força Aérea dos Estados Unidos ("U.S. Air Force")




Emblema da 422.ª Esquadra de Teste e Avaliação do "Air Combat Command" da Força Aérea dos Estados Unidos




 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

"Leopard" cedidos por Portugal à Ucrânia em transporte rumo à Alemanha a bordo de Antonov An-124