A-10 com 16 bombas planadoras para testes no Deserto do Nevada


Base Aérea de Nellis, Nevada, EUA
20 de Abril de 2023


Um A-10C Thunderbolt II, OT AF79 169 (c/n A10-0433), afecto à 422.ª Esquadra de Teste e Avaliação do "Air Combat Command" da Força Aérea dos Estados Unidos, armado com 16 bombas planadoras, guiadas, de pequeno diâmetro SDB GBU-39/B (em 4 suportes quádruplos BRU-61/A ) a operar a partir da Base Aérea de Nellis, rumo ao deserto do Nevada, nos EUA, para testes operacionais, a 20 de Abril de 2023.

Cada uma destas bombas, com 130 kg de massa, tem uma ogiva de 93 kg com carga de alto-explosivo de fragmentação, guiadas por navegação por inércia e por GPS (com mitigação de contra-medidas), com um alcance superior a 45 milhas náuticas (cerca de 72 km).

Este A-10C Thunderbolt II opera neste contexto com um "pod" de gestão de alvos Lockheed Martin Sniper ATP ("Sniper Advanced Targeting Pod"), dotado de sensores electro-ópticos de alta-definição, FLIR ("Forward-Looking InfraRed"), apontador laser, registo de vídeo e metadados, e sistema integrado de identificação e seguimento de alvos aéreos e terrestres. O mesmo está equipado na secção mais à direita da sua asa direita (não visível neste enquadramento da foto).

Foto por William R. Lewis | Força Aérea dos Estados Unidos ("U.S. Air Force")




Emblema da 422.ª Esquadra de Teste e Avaliação do "Air Combat Command" da Força Aérea dos Estados Unidos




 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

Formação de 6 navios da Marinha da Federação Russa acompanhados por meios aeronavais da Marinha e Força Aérea Portuguesas