"Scout" estoniano com canhão sem recuo Carl Gustaf em treino nos bosques do Báltico


Estónia
17 de Abril de 2024

Militar do Batalhão de "Scouts" ("Scoutspataljon") da 1.ª Brigada de Infantaria das Forças de Defesa da Estónia, armado com canhão sem recuo Carl Gustaf M4, de 84mm, equipado com óptica ("red dot") da checa Meopta, no decurso de exercícios em contexto de curso de especialidade, nos bosques da Estónia, a 17 de Abril de 2024.

O Carl Gustaf M4, modelo produzido desde 2014, com uma massa de 6,6 kgs e um comprimento de 95 cm, dispara projecteis de calibre 84 × 245 mm de diferentes tipologias (e.g., anti-carro, anti-pessoal, anti-infraestruturas fortificadas), sendo comum o uso de munições HEDP, de alto-explosivo multi-propósito / anti-infraestruras, com um peso de 3,3 kgs com um alcance efectivo de 500 metros. "Carl Gustaf", deriva da designação do fabricante original sueco, "Carl Gustafs Stads Gevärsfaktori", fundado em 1812, então o arsenal oficial da coroa Sueca, e que se traduz, literalmente, por "Fábrica de Espingardas da Cidade de Carl Gustaf".

A Estónia, numa acção de "procurement" conduzida junto com a Letónia, assinaram contrato, em Maio de 2020, para o fornecimento do Carl Gustav M4, e respectivas munições, junto do fabricante sueco Saab.

Foto por Ardi Hallismaa | Forças de Defesa da Estónia ("Eesti Kaitsevägi") 




Emblema do Batalhão de "Scouts" ("Scoutspataljon") da 1.ª Brigada de Infantaria das Forças de Defesa da Estónia ("Eesti Kaitsevägi")

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA