Lançamento de míssil de defesa anti-aérea RIM-116 de porta-aviões dos EUA


Oceano Pacífico
9 de Abril de 2024

Exercício de fogo real com disparo de míssil de defesa anti-aérea RIM-116 a partir do USS "Abraham Lincoln" (CVN 72) , porta-aviões da classe "Nimitz" da Marinha dos Estados Unidos ("U.S. Navy") a operar sob a égide da 3.ª Frota no Teatro de Operações do Pacífico Oriental, a 9 de Abril de 2024.

O míssil RIM-116 ("Rolling Airframe Missile", RAM), em produção desde 1985 (e desde 2015 na versão "Block 2"), tem um massa de 73,5 kg com uma ogiva de 11,3 kg, voando a uma velocidade de 2 500 km/h, guiado por infra-vermelho e por radio-frequência, com um alcance operacional de 9 km. É lançado a partir de uma plataforma Mark 144 GML ("Guided Missile Launcher") compreendendo 21 tubos lançadores. A plataforma pode ser re-municiada com o navio em operação de navegação marítima.

A classe "Nimitz" de porta-aviões da "U.S. Navy" conta com duas plataformas de lançamento dos RIM-116, uma a bombordo (à vante) e outro a estibordo (à ré). O disparo que a foto documenta tem lugar a partir da plataforma à vante.

Foto por Clayton A. Wren | "U.S. Navy"




Posições assinaladas dos lançadores de mísseis RIM-116, à vante (laranja) e à ré (verde), USS "Abraham Lincoln" (CVN-72), Exercício "Rim of the Pacific" (RIMPAC), 28 de Julho de 2022, foto por Marinha dos Estados Unidos ("U.S. Navy").

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

Formação de 6 navios da Marinha da Federação Russa acompanhados por meios aeronavais da Marinha e Força Aérea Portuguesas