Militares húngaros em formação e certificação de técnicas de tiro


Hungria
4 de Abril de 2024


Uma espingarda automática AK-63D (AMMSz), calibre 7,62x39mm, em uso de instrução, formação e certificação em técnicas de tiro (estático e dinâmico) das Forças Armadas da Hungria, a 4 de Abril de 2024, na Hungria.

Na extremidade do cano, de cor cinza-metálico, podemos observar um adaptador para tiro com munições de salva ("Blank-Firing Attachment", BFA), visando garantir a pressão no interior do cano (reduzida pela ausência de projéctil na munição de salva) e assim assegurar o correcto funcionar do ciclo de tiro da arma; e funcionando ainda como protecção de segurança para possível projecção de fragmentos. No ar é possível observar um invólucro após ejecção (com a característica secção frontal da tipologia de salva.

A AK-63 corresponde ao desenvolvimento local, sob licença, pela "Fegyver- és Gépgyár" (FÉG) da plataforma soviética AKM, produzida desde 1977 a 2001, e a arma padrão das forças húngaras até à introdução da plataforma checa BREN a partir de 2009. A AK-63 foi desenvolvida com duas variantes, a "F" ("Fatusás", "Assalto") e a "D" ("Deszant", "Aerotransportada"), sendo esta última, presente na foto, dotada de coronha metálica rebatível, sendo destinada ao uso preferencial por unidades de paraquedistas. Foi ainda desenvolvida e produzida a versão AK-63MF ("Modernizált Fatusás", lit. "Modernizada de Assalto"), actualizada e modernizada com a introdução de calhas, ópticas, apontador laser, lança-granadas, e com cerca de 7 mil unidades entregues.

A plataforma AK-63 é designada formalmente nas Forças Armadas da Hungria pelo acrónimo AMM ("Automata Modernizált Magyarosított"), que corresponde, literalmente, a "Automática Modernizada pela Hungria" (numa referência à plataforma base AKM, "Avtomat Kalashnikova modernizirovanny", lit. "Automática Kalashnikov Modernizada"). A variante AK-63D é designada pelo acrónimo AAMSz, em que o sufixo "Sz" corresponde a "Szövés", húngaro para "dobrável".

Foto por Staniszlav Horváth | via Forças Armadas da Hungria ("Magyar Honvédség", MH) 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

Formação de 6 navios da Marinha da Federação Russa acompanhados por meios aeronavais da Marinha e Força Aérea Portuguesas