Meios aeronavais de Espanha em operação NATO de segurança marítima


Mediterrâneo Ocidental
Abril de 2024

Fragata "Navarra" (F85) da classe "Santa Maria" da Marinha Espanhola ("Armada") com passagem a baixa altitude, a bombordo, de uma aeronave CN235 VIGMA, com a marcação na lateral frontal de SAR ("Search And Rescue", "Busca e Salvamento"), da Força Aérea Espanhola ("Ejército del Aire"), no decurso da Operação "Sea Guardian" sob a égide da NATO, no Mediterrâneo Ocidental, Abril de 2024.

A Operação "Sea Guardian", lançada pela NATO em Novembro de 2016, tem por objectivos o garante da segurança e capacitação de meios no Mediterrâneo, especialmente orientada à luta anti-terrorismo e ao garante da segurança marítima e liberdade de circulação - bem como ainda à protecção de infra-estruturas críticas.

A "Navarra" é a quinta das seis fragatas da classe "Santa Maria" (baseada na plataforma da classe norte-americana Oliver Hazard Perry) da Marinha Espanhola. Desloca 4 177 toneladas em carga completa, com 138,8 metros de comprimento, 14,3 metros de boca e 6,6 metros de calado, com uma velocidade máxima de 30 nós e um alcance operacional . Com uma guarnição de 223 elementos, está armada com uma peça OTO Melara de 76 mm (L62); com 1 plataforma CIWS ("Close-In Weapon System") Meroka, de 12 canos (2 filas paralelas de 6 canos) de 20 mm; com 1 plataforma lança-mísseis Mk 13, com capacidade de armazenamento de 40 munições (tipicamente com 32 mísseis RIM-66 SM-1MR, de defesa anti-aérea; e 8 mísseis RGM-84 "Harpoon" anti-navio); e com 2 tubos triplos Mark 32 lança torpedos anti-submarino Mark 46 Mod 5. Possui hangar para 2 helicópteros Sikorsky SH-60B Seahawk LAMPS III.

O "Ejército del Aire" conta com 8 unidades da aeronave CN235 VIGMA (acrónimo em castelhano para "VIGilancia MArítima"), designadas localmente por D.4 . A CN235 é uma plataforma originalmente ao serviço desde 1988, desenvolvida pela espanhola Construcciones Aeronáuticas SA (CASA), com 21,35 metros de comprimento, uma envergadura de asa de 25,81 metros e um peso máximo à descolagem de 16 toneladas (em vazio, 9,8 toneladas), propulsionada por 2 motores turbo-hélice General Electric CT7-9C, alcança uma velocidade máxima de 452 km/h podendo operar até 4 300 km num janela de até 9 horas. A versão VIGMA resulta da conversão de modelos originais de tipologia de transporte aéreo táctico (T.19 na designação local espanhola).

Estes CN235 VIGMA (D.4) operam no "Ejército del Aire" sob a égide da Esquadra 802 da "Ala 46", a partir da Base Aérea de Gando, na Gran Canaria; da Esquadra 801 da "Ala 49", a partir da Base Aérea de Palma de Mallorca, nas Ilhas Baleares; e pela Esquadra 803 da "Ala 48" a partir da Base Aérea de Getafe, em Madrid.

Foto via Comando Aliado Marítimo (MARCOM), NATO

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