"Gripen" da Força Aérea Brasileira voa junto ao Morro do Corcovado


Rio de Janeiro, Brasil
12 de Dezembro de 2020

Aeronave Saab JAS 39 (E) "Gripen" (4100) da Força Aérea Brasileira (FAB), voando junto ao Cristo Redentor, no Morro do Corcovado (709 metros acima do nível do mar), no Rio de Janeiro, Brasil, a 12 de Dezembro de 2020.

Designado localmente por F-39 "Gripen", e com uma encomenda inicial de 28 unidades realizada em 2014, entrou ao serviço operacional da FAB, a 19 de Dezembro de 2022, junto do seu 1.° Grupo de Defesa Aérea (1º GDA), a operar a partir da Base Aérea de Anápolis (no Estado de Goiás), a cerca de 125 km a Sudoeste da capital, Brasília. A primeira encomenda foi alargada para 36 unidades, contando a FAB já com 8 unidades do "Gripen" entregues.

O F-39 "Gripen" é uma aeronave multi-propósito, com um comprimento de 15,9 metros, uma envergadura de asa de 8,6 metros, um peso máximo à descolagem de 16,5 toneladas (em vazio, 8,2 toneladas), propulsionado por um motor GE F414G que lhe permite uma velocidade máxima de Mach 2 e um alcance de combate de 1 500 km. Armado com um canhão Mauser BK-27 de 27 mm com 120 munições, pode receber até 7,2 toneladas de diferentes combinações de bombas, foguetes e mísseis em 10 pontos de fixação.

JAS corresponde a um acrónimo Sueco que descreve a tipologia multi-propósito deste aparelho, i.e., "Jakt" (caça; ar-ar), "Attack" (ataque; ar-superfície) e "Spaning" (reconhecimento). O seu nome "Gripen" (do latim "Gryphus") significa em Português "Grifo", um animal mitológico com cabeça de águia e corpo de leão, elemento que faz parte da imagem do fabricante, a SAAB (um um acrónimo que significa "Svenska Aeroplan AB", literalmente "Aeronaves Suecas, Sociedade Limitada").

Foto por Sargento Bianca | FAB

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA