Sukhoi Su-27 ucraniano larga bomba guiada AASM/HAMMER de 250 kg


Ucrânia
Abril de 2024

Sukhoi Su-27 (designação NATO, "Flanker") da Força Aérea Ucraniana larga uma bomba guiada AASM-250, Abril de 2024, no Teatro de Operações da Ucrânia. A plataforma Mikoyan MiG-29 (designação NATO, "Fulcrum") da Força Aérea Ucraniana está também referenciada como apta para o uso operacional desta mesma munição de origem francesa. A par das plataformas francesas (Dassault Rafale, Mirage 2000D e Mirage F1), o F-16 norte-americano é também uma das plataformas referenciadas para uso das mesmas (onde foi testada, pela Força Aérea dos Estados Unidos, em Eglin, Florida, a 30 de Maio de 2014).

Produzida pela francesa Safran Electronics & Defense, a AASM ("Armement Air-Sol Modulaire", "Armamento Modular Ar-Solo") é uma plataforma modular de ataque ar-terra também designada pelo popular acrónimo anglo-saxónico HAMMER ("Martelo"), correspondente a "Highly Agile Modular Munition Extended Range", "Munição Modular Altamente Ágil e de Alcance Estendido".

Corresponde a (i) um sistema de navegação com orientação por inércia e por GPS, mod. SBU-38 (com componentes opcionais de laser, mod. SBU-54; ou sensor de infra-vermelho, mod. SBU-64) e (ii) por um componente de propulsão inicial por foguete e aletas de estabilização e voo planado, à qual é acoplada um bomba de 125, 500 ou 1 000 kg. O modelo padronizado AASM-250 conta com uma bomba de 250 kg (550 libras), tipicamente da tipologia da família Mark 80 ou CBEMS-BANG. Em função da altitude a que seja lançada tem um alcace entre os 15 e os 70 km. Foi antes usada, em contexto de combate, pelas forças francesas nos Teatros de Operações do Afeganistão, Líbia e Mali.

Em Janeiro de 2024, o Governo de França anunciou a cedência de bombas guiadas AASM à Ucrânia (e 4 dezenas adicionais de mísseis SCALP-EG) tendo as mesmas sido referenciadas em uso operacional no respectivo Teatro de Operações desde inícios de Março de 2024.

Foto retirada a partir de vídeo via OSINT





Diagrama das variantes de 250 e 1 000 Kg da AASM/HAMMER. Via Safran Electronics & Defense | Sagem Défense Sécurité 







Vídeo via OSINT



Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

Formação de 6 navios da Marinha da Federação Russa acompanhados por meios aeronavais da Marinha e Força Aérea Portuguesas