Empilhadoras transportam bombas no convés de voo de navio de assalto anfíbio da Marinha dos EUA


Oceano Pacífico
19 de Março de 2024

Paletes de 6 (2x3) bombas BLU-111 A/B de 500 libras (227 kg; 1,3 toneladas no total) sendo transportadas por empilhadoras no convés de voo do USS "Boxer" (LHD 4), navio de assalto anfíbio da classe "Wasp" da Marinha dos Estados Unidos ("U.S. Navy"), a 19 de Março de 2024, no Oceano Pacífico. Estas empilhadoras, compactas e de baixo perfil, na Série C do fabricante norte-americano Liftking Manufacturing Corp., podem levantar até 11 200 libras (5 toneladas) e rebocar até 4 000 libras (1,8 toneladas).

A BLU-111 A/B é uma bomba de alto-explosivo de fragmentação, variante da família Mark 80, contendo explosivo PBXN-109 (64% de RDX, 15% de HTPB, 20% de Alumínio e 1% de IPDI), e com cobertura térmica exterior (que funciona como elemento térmico retardante de mitigação de efeitos de possíveis incêndios a bordo). Posteriormente estas bombas poderão ser incorporados em "kits" JDAM ("Joint Direct Attack Munition") GBU-38, que as dotarão de aletas de cauda e de sistemas de orientação por inércia e GPS.

Foto por Normand Basque | "U.S. Navy"

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

Formação de 6 navios da Marinha da Federação Russa acompanhados por meios aeronavais da Marinha e Força Aérea Portuguesas