Submarino e Operações Especiais da Marinha de Portugal e Espanha treinam juntos em Sesimbra


Portugal, Sesimbra
18 a 22 de Março de 2024

Militares do Destacamento de Acções Especiais (DAE) da Marinha Portuguesa e da "Fuerza de Guerra Naval Especial" (FGNE) da Marinha de Espanha em treino de operações especiais com o submarino NRP "Arpão" (S161) da classe "Tridente" da Marinha Portuguesa, junto a Sesimbra, Portugal, no decurso do exercício anual INSTREX, que decorreu de 18 a 22 de Março de 2024 ao largo da costa continental de Portugal.

O DAE e a FGNE treinaram técnicas e procedimentos de entrada e saída do submarino; acção directa e sabotagem por equipas de mergulho tendo como objectivo um navio fundeado; acções de visita, abordagem, busca e captura de meios navais ("Visit, Board, Search, and Seizure", VBSS) em movimento.

A Marinha Portuguesa envolveu neste seu exercício duas fragatas, um navio de patrulha oceânico, um navio hidro-oceanográfico, uma lancha de fiscalização rápida, um submarino, um destacamento da Unidade de Sistemas Não Tripulados, uma força de desembarque anfíbio do seu Corpo de Fuzileiros e ainda um destacamento da sua Unidade de Operações Especiais.

O exercício contou com meios da Marinha Portuguesa, da Força Aérea Portuguesa (aeronaves F-16 e helicópteros EH-101) e da Armada Espanhola (envolvendo operacionais das respectivas Operações Especiais), totalizando 563 militares.

Foto via Marinha de Espanha ("Armada")

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

Formação de 6 navios da Marinha da Federação Russa acompanhados por meios aeronavais da Marinha e Força Aérea Portuguesas