TREINO DE OPERAÇÕES ESPECIAIS DA BÓSNIA
Bósnia e Herzegovina
2 de Dezembro de 2022Operacionais da Unidade Especial Anti-Terrorista, ("Специјална антитерористичка јединица", CAJ; "Specijalna Antiteroristička Jedinica", SAJ) do Ministério da Administração Interna da República de Srpska ("Министарство унутрашњих послова Републике Српске"), a 2 de Dezembro de 2022, no decurso do exercício "Brutalist Corvid" ("Corvídeo Brutalista"). A República de Srpska em conjunto com a Federação Bósnia e Herzegovina são as duas entidades que compõem a Bósnia e Herzegovina.
Protegidos por um escudo balístico, o operacional na posição dianteira empunha a sua pistola Glock 17 (com "beaver tail") em calibre 9×19mm Parabellum; o segundo operacional está armado com espingarda automática FN Herstal SCAR-L, em calibre 5.56×45mm, dotada de mira óptica, holográfica, EOTEch EXPS e de lanterna táctica.
Estes exercícios decorreram na Bósnia e Herzegovina, conjuntamente com operacionais da Unidade de Apoio Especial ("Jedinica za specijalnu podršku") da Agência de Investigação e Protecção do do Estado ("State Investigation and Protection Agency", SIPA), do Ministério da Segurança. O 10.º Grupo de Forças Especiais Aerotransportadas do Exército dos Estados Unidos, vulgo "Green Berets" ("Boinas Verdes"), participou como observador. Foram recriados, entre outros, cenários a requerer projecção com viaturas e helicópteros e situações tácticas de curta distância envolvendo entrada em edifícios, negociação de portas e outros obstáculos, e a progressão em escadas.
A expressão "brutalista" decorre do francês "béton brut" ("betão em bruto") e designa um movimento de arquitectura das décadas de 1950-60 que privilegiava a exibição dos elementos estruturais dos edifícios, como sejam vigas e pilares. A expressão "corvídeos" designa a família de aves da ordem Passeriformes onde, entre outros, se incluem os corvos, as gaios, as gralhas e as pegas.
Foto pelo Sargento Breanne Donnell ("U.S. Special Operations Command Europe", SOCEUR)
Comentários