"DONINHAS" MODERNIZADAS EM TREINO NA BAVIERA


Hammelburg, Baviera, Alemanha
Dezembro de 2022

Viaturas blindadas "Wiesel" I ("Doninha") do Exército Alemão ("Bundeswehr"), camufladas com elementos dos bosques em redor, em treinos, em Hammelburg, na Baviera, Alemanha, em Dezembro de 2022. A viatura em primeiro plano, à esquerda na foto, está equipada com plataforma de míssil guiado anti-carro MEELS, construída pela Eurospike (uma "joint venture" Rheinmetall, Diehl Defence e Rafael), e cujas primeiras unidades foram entregues em 2020.

Com uma massa entre as 2,75 e as 4,78 toneladas (conforme a versão), um comprimento de 3,55 metros, e uma largura e altura de 1,82 metros, o "Wiesel" I, com uma guarnição de 2 elementos, é propolsionado por um motor diesel Audi de 5 cilindros, de 2.1 litros com 86 hp, que lhe permite uma velocidade máxima de 70 km/h com um alcance operacional de 200 km.

O "Wiesel" I, construído pela alemã Rheinmetall, em várias versões, compreendendo reconhecimento, anti-carro (originalmente com platarma de míssil TOW), apoio de fogo (com canhão automático Rheinmetall MK 20 Rh202 de 20mm), e, numa variante de controlo remoto, equipada com radar de solo, para detecção de minas. Construída originalmente com requisitos focados no seu uso em contexto de apoio a forças aerotransportadas, um helicóptero CH-53 "Sea Stallion" pode transportar duas viaturas "Wiesel I".

A alemã FFG ("Flensburger Fahrzeugbau Gesellschaft") tem a seu cargo, desde Dezembro de 2019, um programa de modernização de 181 viaturas das três primeira versões aqui indicadas - de que as viaturas presentes na foto são parte. Esta modernização, que permitirá estender a vida útil destas viaturas além de 2030, compreendem melhorias de chassis, de protecção balística e contra minas, novas plataformas de armamento, e novos sistemas digitais de comando e controlo.

Foto via "Bundeswehr"

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

Formação de 6 navios da Marinha da Federação Russa acompanhados por meios aeronavais da Marinha e Força Aérea Portuguesas