MERGULHADORES DE COMBATE SOB O GELO
Valloire, Rhone-Alpes, França
Novembro de 2021
Mergulhadores de Engenharia de Combate do 2.º Regimento de Engenharia da Legião Estrangeira (2eREG) num exercício de infiltração em terreno montanhoso e com mergulho sob o gelo, em Valloire, Rhone-Alpes, em França, em Novembro de 2021. Esta unidade da Legião, sediada em Saint-Christol, Vaucluse, está afecta à 27.ª Brigada de Infantaria de Montanha (27eBIM) do Exército Francês ("Armée de Terre").
Estes mergulhadores de combate estão armados com espingardas automáticas de origem Suiça, SIG SG 553, em calibre 5.56×45mm NATO, de coronha rebatível, equipadas com mira óptica (holográfica) EOTech 512 e com carregadores duplos. Trata-se da versão compacta e melhorada da SIG SG 550. Contam ainda com pistolas de origem Austríaca, Glock 17, em calibre 9×19mm Parabellum.
Em termos de equipamento de respiração contam aqui com um sistema, leve e compacto, montando às costas, de circuito fechado, "CODE" ("Compact Oxygen Diving Equipment") da Aqua Lung, que lhes permite uma autonomia de aprox. 1 hora. Estas equipas contam ainda, nas opções do seu equipamento padrão, com o modelo "FROGS" ("Full Range Oxygen Gas System"), também da Aqua Lung, mais pesado e volumoso, montado ao peito, que lhes pode permitir uma autonomia de aprox. 4 horas. Os legionários surgem aqui equipados com colete "Odyssea" e com máscaras "Moana", ambas do mesmo fabricante.
De destacar ainda o pormenor, aos 25 segundos do vídeo, de um dos mergulhadores estar equipado com uma ferramenta (técnica e tácticamente) bastante versátil: uma faca-tesoura, do fabricante italiano MAC Coltelerrie, modelo "Pacific Marine Work" (PMW), inserida na respectiva baínha de polímero ABS, com trava central de segurança.
Vídeo via 2eREG
Comentários