"MAMBA" NA DEFESA ANTI-AÉREA DA ROMÉNIA


Capul Midia, Roménia
14 de Dezembro de 2022

Plataforma de defesa anti-aérea ASTER 30-SAMP/T, alcunhada de "MAMBA", das Forças Armadas Francesas, instalada, sob âmbito NATO, no Centro de Instrução de Defesa Anti-Aérea ("Școala de Instruire pentru Apărare Antiaeriană") das Forças Armadas da Roménia, a 14 de Dezembro de 2022, em Capu Midia, junto ao Mar Negro, a cerca de 90 km da fronteira, a Nordeste, com a Ucrânia. Está assente sobre uma viatura pesada Renault Kerrax 8x8 (matrícula 71030003) .




Cada unidade ASTER 30 SAMP/T, de desenvolvimento Francês e Italiano (pela MBDA), ao serviço desde 2011, compreende um conjunto integrado de 8 lançadores verticais de mísseis Aster 30 de defesa anti-aérea contra ameaças de médio e longo alcance. Os mísseis Aster 30, com uma massa de 450 kg (compreendendo uma ogiva de 15 kg de alto-explosivo de fragmentação), 4,9 metros de comprimento, 180 mm de diâmetro, com uma velocidade máxima de Mach 4.5, têm um alcance superior a 120 Km (na versão NT 150 km), até uma altitude de 20 km. Numa primeira fase da sua trajectória o míssil é guiado por inércia, a partir de informação transmitida pela estação-base. Na fase terminal é guiado por meios activos electromagnéticos. O seu perfil permite um uso contra aeronaves ou contra misseis balísticos tácticos. Além da unidade de lançamento, a plataforma compreende os meios de comando e controlo, bem como de radar (Thales Arabel).
Em finais de Novembro de 2022 esta plataforma foi testada com sucesso em exercícios de ataque simulado por parte de aeronaves das Forças Aéreas da Turquia, Espanha e Estados Unidos. A 9 de Novembro de 2022, M. Étienne de Poncins, Embaixador de França na Ucrânia, indicou a decisão de fornecer, em parceria com Itália, plataformas para reforço das capacidades de defesa anti-aérea da Ucrânia.
Vídeo via NATO

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

KA-52 NO ASSALTO AO AEROPORTO "ANTONOV"