"COMBATENTES DA CAATINGA"


Jutaí, Pernambuco, Brasil
22 de Outubro de 2009

Militares do Exército Brasileiro, com o equipamento característico de "combatentes da caatinga", em sarja com aplicações de couro nos braços, pernas e peito, que os protegem das plantas com espinhos (Senegalia polyphylla, Cereus jamacaru e Bromelia laciniosa) que cobrem o ecossistema semiárido da caatinga, no interior do Nordeste do Brasil, em Jutaí, Pernambuco (PE), a 22 de Outubro de 2009.

O militar em primeiro plano está armado com um metralhadora FN MAG em calibre 7,62×51mm NATO, com bipé, alimentada por fita. Podemos ainda observar espingardas automáticas IMBEL MD964 FAL em calibre 7,62×51mm NATO (a arma padrão do Exército do Brasil, actualmente, e desde 2012, substituída pela IMBEL IA2).

O Centro de Instrução de Operações na Caatinga (CIOpC), estabelecido a 21 de Dezembro de 2005, está afecto ao 72.º Batalhão de Infantaria Motorizado (72° BI Mtz) da 10ª Brigada de Infantaria Motorizada (10ª Bda Inf Mtz) do Exército Brasileiro. Este batalhão, sediado em Petrolina (Pernambuco), presta instrução de combate e sobrevivência neste ecossistema - tendo por base o Parque Zoo-botânico da Caatinga, na sede do batalhão, e, a cerca de 80 km a Norte, no Centro de Instrução Fazenda Tanque de Ferro (CIFTF), com mais de 2 800 hectares, em Jutaí.

Foto por Ivan Cruz | Exército Brasileiro

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA