DEMONSTRAÇÃO DE "COMANDOS PARAQUEDISTAS" FRANCESES


Camp de Souge, Bordéus, França
1 de Julho de 2021

Militares do "Commando Parachutiste de l'Air nº 10" (CPA 10), unidade de Forças Especiais da Força Aérea Francesa (Armée de l'air), sobre um Quad Polaris MV850, no decurso de uma demonstração de capacidade aquando do evento SOFINS, a 1 de Julho de 2021, em França, protegem a aterragem de uma aeronave bimotor de Havilland Canada DHC-6 Twin Otter afecta à Esquadra de Transporte 3/61 Poitou.

O militar à retaguarda está a operar, sobre um ponto de fixação no chassis, uma metralhadora FN Herstal "Minimi", versão "Para" (assente na Mk.2), com coronha retráctil, com uma cadência de tiro de 700 a 850 disparos por minuto com um alcance efectivo até aos 800 metros, equipada com mira óptica (holográfica) EOTech HWS 552.

O cenário concebido para esta demonstração simulou uma acção de infiltração e exfiltração de forças especiais visando um líder terrorista e seu grupo. Iniciou-se com o lançamento de paraquedistas a partir de um Airbus A400M "Atlas" (com a missão de ganharem controlo da "landing zone"), seguidos de forças a chegarem via avião de transporte Aérospatiale MBB C160 "Transall", helicóptero Eurocopter EC725 "Caracal" (Airbus Helicopters H225M) e Eurocopter AS532 "Cougar". Com protecção de helicópteros de ataque Eurocopter "Tiger" e de helicóptero Aérospatiale "Gazelle" armados com "Minigun", tem lugar a exfilitração dos elementos da força de ataque (e do líder terrorista capturado) com a recurso diferentes técnicas via helicóptero. O uso da aeronave Havilland Canada DHC-6 Twin Otter simulou o transporte e suporte médico a um elemento ferido na equipa de assalto.

A edição de 2021 do evento bienal SOFINS ("Special Operations Forces Innovation Network Seminar), a sua 5.ª edição, decorreu de 29 de Julho a 1 de Julho de 2021 em Camp de Souge, a cerca de 16 km a Oeste do centro da cidade de Bordéus, em França. Organizado pela associação Cercle de l’Arbalète, trata-se de um evento único na Europa que reúne as diferentes indústrias ligadas ao universo das Forças Especiais. Nesta edição estiveram presentes 253 expositores e 49 delegações de unidades de operações especiais estrangeiras.

Foto via OSINT

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

Formação de 6 navios da Marinha da Federação Russa acompanhados por meios aeronavais da Marinha e Força Aérea Portuguesas