RECUPERAÇÃO DA CÁPSULA "ORION"


Ilha de Guadalupe, México, Oceano Pacífico
11 de Dezembro de 2022

Especialistas da Marinha dos Estados Unidos ("U.S. Navy") afectos à recuperação da cápsula NASA "Orion", no Oceano Pacífico, próximo da Ilha de Guadalupe, ao largo da península da Baja California (México), na manhã de 11 de Dezembro de 2022.

A "Orion", parte da primeira missão do programa "Artemis", operou durante 25 dias, durante os quais efectuou duas passagens a cerca de 130 km de altitude da superfície da Lua e afastou-se cerca de 435 mil km da Terra (tendo percorrido um acumulado de 2,2 milhões de km) . Após separação do módulo de serviço, pelas 09:00 horas (PST) de 11 de Dezembro de 2022, re-entrou na atmosfera da Terra a uma velocidade de 40 000 km/h, tendo alcançado contacto com o Pacífico cerca das 09:40 (PST). Nesta re-entrada a "Orion" suportou temperaturas na ordem dos 2 760°C .

Estes militares americanos fazem parte da "Explosive Ordnance Disposal Expeditionary Support Unit One" (EODESU-1), aqui a operar a partir do USS Portland ( LPD 27 ), com o apoio do USS Montgomery ( LCS 8 ). São mergulhadores especialistas na operação de embarcações semi-rigidas, em manobras de identificação, recuperação e reboque, e na resolução de toda uma panóplia de situações e cenários em contextos críticos e evolutivos. Toda esta operação foi alvo de um detalhado e exigente programa de treinos, com amplos exercícios de campo, simulando toda a manobra e possíveis variantes e alterações à mesma. Após aproximação com as embarcações semi-rígidas, a "Orion" foi rebocada pela EODESU-1 para a doca alagada do USS Portland.

O programa "Artemis", liderado pela NASA ("National Aeronautics and Space Administration"), a agência do Governo Federal dos Estados Unidos responsável pelo respectivo programa especial civil, iniciou-se em 2017, e tem por objectivo levar missões tripuladas e não tripuladas à Lua. A sua primeira missão, "Artemis I", iniciou-se a 16 de Novembro de 2022, levando a bordo vários manequins com sensores. A sua primeira missão tripulada, com 4 astronautas, "Artemis II", está projectada para Maio de 2024 e irá orbitar Lua; a sua primeira chegada à superfície Lunar, com a missão tripulada "Artemis III", está projectada para 2015.

Foto por Melvin Fatimehin ("U.S. Navy")

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

"Leopard" cedidos por Portugal à Ucrânia em transporte rumo à Alemanha a bordo de Antonov An-124