RECUPERAÇÃO DA CÁPSULA "ORION"
Ilha de Guadalupe, México, Oceano Pacífico
11 de Dezembro de 2022Especialistas da Marinha dos Estados Unidos ("U.S. Navy") afectos à recuperação da cápsula NASA "Orion", no Oceano Pacífico, próximo da Ilha de Guadalupe, ao largo da península da Baja California (México), na manhã de 11 de Dezembro de 2022.
A "Orion", parte da primeira missão do programa "Artemis", operou durante 25 dias, durante os quais efectuou duas passagens a cerca de 130 km de altitude da superfície da Lua e afastou-se cerca de 435 mil km da Terra (tendo percorrido um acumulado de 2,2 milhões de km) . Após separação do módulo de serviço, pelas 09:00 horas (PST) de 11 de Dezembro de 2022, re-entrou na atmosfera da Terra a uma velocidade de 40 000 km/h, tendo alcançado contacto com o Pacífico cerca das 09:40 (PST). Nesta re-entrada a "Orion" suportou temperaturas na ordem dos 2 760°C .
Estes militares americanos fazem parte da "Explosive Ordnance Disposal Expeditionary Support Unit One" (EODESU-1), aqui a operar a partir do USS Portland ( LPD 27 ), com o apoio do USS Montgomery ( LCS 8 ). São mergulhadores especialistas na operação de embarcações semi-rigidas, em manobras de identificação, recuperação e reboque, e na resolução de toda uma panóplia de situações e cenários em contextos críticos e evolutivos. Toda esta operação foi alvo de um detalhado e exigente programa de treinos, com amplos exercícios de campo, simulando toda a manobra e possíveis variantes e alterações à mesma. Após aproximação com as embarcações semi-rígidas, a "Orion" foi rebocada pela EODESU-1 para a doca alagada do USS Portland.
O programa "Artemis", liderado pela NASA ("National Aeronautics and Space Administration"), a agência do Governo Federal dos Estados Unidos responsável pelo respectivo programa especial civil, iniciou-se em 2017, e tem por objectivo levar missões tripuladas e não tripuladas à Lua. A sua primeira missão, "Artemis I", iniciou-se a 16 de Novembro de 2022, levando a bordo vários manequins com sensores. A sua primeira missão tripulada, com 4 astronautas, "Artemis II", está projectada para Maio de 2024 e irá orbitar Lua; a sua primeira chegada à superfície Lunar, com a missão tripulada "Artemis III", está projectada para 2015.
Foto por Melvin Fatimehin ("U.S. Navy")
Comentários