"PATRIOT" SOBRE O MEDITERRÂNEO


Chania, Creta, Grécia
8 de Novembro de 2017

Disparo de míssil "Patriot" (PAC-2), afecto ao 24.º Grupo de Mísseis de Defesa Anti-Aérea ("Flugabwehrraketengruppe 24") da Força Aérea Alemã ("Luftwaffe"), sobre um chassis MAN KAT1 8x8, no decurso do exercício "Artemis Strike", em Chania, na Ilha de Creta, Grécia, a 8 de Novembro de 2017.

O exercício "Artemis" decorreu de 31 de Outubro de 2017 a 9 de Novembro de 2017, liderado pelas Forças Armadas Alemãs ("Bundeswehr"), e com a participação de Forças dos Estados Unidos da América, afectas ao 10.º Comando de Mísseis de Defesa Anti-Aérea do Exército, tendo compreendido a realização de disparos de fogo-real de mísseis "Patriot" a partir das instalações NATO (NAMFI, "NATO Missile Firing Installation") na Ilha de Creta, ali estabelecidas desde 1964 - designadas localmente como "Campo de Tiro de Creta" (" Πεδίο Βολής Κρήτης"), geo-referenciação 35.572778, 24.173611 , https://goo.gl/maps/nom8MqfNA8qRham38 .

O MIM-104 "Patriot" (acrónimo de "Phased Array Tracking Radar for Intercept on Target"), desenvolvido pela norte-americana Raytheon, é uma plataforma de defesa anti-aérea, com especial foco na intercepção de mísseis balísticos (endereçando também as ameaças de aeronaves, "drones" e mísseis de cruzeiro).

Recebeu sucessivas actualizações e melhoramentos desde a sua entrada original ao serviço em 1984. Usa actualmente (além do "legacy" de modelos anteriores) 2 tipos principais de mísseis: PAC-3 MSE ("Missile Segment Enhancement"), ao serviço desde 2016; e PAC-2 GEM ("Guidance Enhanced Missiles"), ao serviço desde 2002. A tipologia PAC-2 recorre a uma ogiva de fragmentação, de cobertura, enquanto a PAC-3 segue uma abordagem de impacto, sendo especialmente orientada a enfrentar mísseis balísticos. As duas tipologias podem ser combinadas numa mesma plataforma de lançamento, permitindo adequar resposta a diferentes ameaças. Os PAC-3 MSE são mais compactos podendo uma plataforma comportar 16 unidades (face às 4 unidades de PAC-2).

O PAC-3 MSE tem uma massa total de 373 kg, um comprimento de 4,8 metros e um diâmetro de 300 mm. Tem um alcance operacional de 60 km, com uma velocidade máxima de Mach 4.1. O PAC-2 GEM tem uma massa total de 914 kg, um comprimento de 5,3 metros e um diâmetro de 410 mm. Tem um alcance operacional de 160 km, com uma velocidade máxima de Mach 4.1.

Tendo tido a sua estreia em combate durante a Guerra do Golfo, em 1991, afecto à intercepção de mísseis SCUD iraquianos, protegendo a Arábia Saudita, o Kuwait e Israel, está actualmente em uso em 17 países incluindo a Alemanha, a Polónia, a Grécia, a Roménia, Israel, Taiwan e o Japão. Entre 2014 e 2018 as Forças Armadas de Israel usaram a plataforma "Patriot" para abater vários "drones" bem como duas aeronaves Sukhoi Su-24 (designação NATO "Fencer") operados pela Força Aérea da Síria.

A 21 de Dezembro de 2022, foi confirmado pelo Governo dos EUA o envio de uma bateria de mísseis "Patriot" para a Ucrânia. Na orgânica norte-americana, uma bateria desta plataforma é composta, além do posto de comando e controlo e da unidade de radar AN/MPQ-53 (e dos elementos geradores de energia para alimentar o conjunto), por 6 a 8 plataformas de lançamento, podendo compreender um total de 32 a 128 mísseis.

Existem actualmente cerca de 10 milhares de mísseis produzidos e cerca de 1 300 plataformas de lançamento. Cada bateria tem um custo projectado de 1 000 milhões USD e cada míssil um custo de 1 milhão USD.

Foto por Sebastian Apel | 24.º Grupo de Mísseis de Defesa Anti-Aérea (Força Aérea Alemã)


Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA