"PEÓNIA" de 203MM e "ARMA" PORTÁTIL "ANTI-DRONE"


Bakhmut, Donetsk, Ucrânia
16 de Dezembro de 2022

Em segundo plano temos o disparo de uma unidade de artilharia auto-propulsionada 2S7 "Pion" ("Пион"; "Peónia", a flor; Paeoniaceae), de 203 mm, ao serviço das Forças Armadas da Ucrânia, na vizinhança de Bakhmut ("Бахмут"), na região admnistrativa de Donetsk, no Leste da Ucrânia a 16 de Dezembro de 2022. À retaguarda da peça, sobre o chão, em sacos de protecção de cor branca, podemos observar várias cargas de propelente da "Pion" (de aproximadamente 43 kg).

Ao centro, no chão, em primeiro plano, temos um equipamento portátil "anti-drone" EDM4S ("Sky Wiper)", produzido pelo fabricante lituano NT Service UAB (com sede e produção em Kuanas). O acrónimo EDM4S resulta de "Electronic Drone Mitigation 4 - Sytem". A mesma opera, usada como se fosse uma carabina de precisão, enviando um pulso electromagnético (EMP, "Electro-Magnetic Pulse") da direcção do "drone" visado, resultando na disrupção, total ou parcial, das comunicações de controlo do mesmo. Tem uma autonomia de 35 minutos, um alcance até 5 000 metros, e um peso de 5,5 kgs.

A 2S7 "Pion", com um peso de 45 toneladas (num chassis derivado do T-72 / T-80), com um comprimento de 10,5 metros, uma largura de 3,38m e uma altura de 3m, está equipada com uma peça 2A44 de 203 mm , que lhe permite alcançar uma distância máxima de 37,5 a 47,5 km. Propulsionada por um motor diesel V12 B-46-1 de 780 hp, tem uma velocidade máxima em estrada de 50 km/h.

Com uma guarnição de 6 a 7 elementos, a "Pion" consegue ficar operacional em cerca de 10 minutos após alcançar a sua posição de tiro, e retirar desta praticamente no mesmo tempo, o que, combinado com o seu alcance de grande distância, lhe permite mitigar as possibilidades de contra-bateria.

Esta peça é alimentada por 3 grandes tipologias de munição (com um peso entre os 103 e os 110 kg): de alto-explosivo de fragmentação (3OF43); de alto-explosivo de fragmentação assistida por foguete (3OF44); e 3O14 com carga de "cluster". Pode ainda usar a munição 3G3 "Galyan" desenhada para perfurar estruturas de betão.

Foto via Associated Press, AP

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA