AS NOVAS "LCAC 100" DA MARINHA AMERICANA
Oceano Atlântico, Norfolk, Virgínia, EUA
1 de Dezembro de 2022Um meio naval de desembarque sobre almofada de ar ("Landing Craft, Air Cushion", LCAC), vulgo "hovercraft", da nova classe LCAC 100 da Marinha dos Estados Unidos, afecta ao "Assault Craft Unit 4" (ACU 4) do USS Kearsarge (LHD 3), aproxima-se do mesmo para aceder à respectiva doca alagada, no Oceano Atlântico, ao largo da Virgínia, EUA, a 1 de Dezembro de 2022. Tratam-se dos testes e qualificações em curso das LCAC 100 para a sua capacitação de serviço operacional, que se projecta seja alcançada em 2023.
As LCAC 100 (sendo o "100" decorrente do número de amura da primeira unidade produzida e usada para testes e formação), de designação formal "Ship to Shore Connector" (SSC), desenhadas e construídas pela TEXTRON Systems, têm uma guarnição de 4 elementos, são propulsionadas por 4 turbinas a gás Rolls-Royce MT7 que lhe permitem alcançar uma velocidade máxima de 35 nós. Com um comprimento total de 28 metros, uma altura de 8 metros, e uma boca de 14,6 metros, têm uma capacidade de carga de 74 toneladas no seu convés de 20,4 por 7,3 metros (cerca de 150 metros quadrados), podendo transportar 145 fuzileiros equipados ou diferentes combinações de viaturas. A primeira unidade foi entregue a 6 de Fevereiro de 2020, tendo, a 16 de Abril de 2020, o contracto de produção sido alargado até 24 unidades (com projecção até 7 dezenas), visando substituir gradualmente as LCAC existentes, cujas primeiras unidades entraram ao serviço em 1986, existindo actualmente ao serviço cerca de 5 dezenas de unidades.
O USS Kearsarge (LHD-3) é o terceiro navio da classe "Wasp", uma plataforma de assalto anfíbio, ao serviço da Marinha dos Estados Unidos desde 16 de Outubro de 1993, deslocando 41 150 toneladas, com um comprimento de 257 metros, uma boca de 31,8 metros e um calado de 8,1 metros. Transporta um conjunto alargado e diversificado de aeronaves e de meios e forças de desembarque.
Foto por Mark O. Klimenko ("U.S. Navy")
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