"CORVOS" LANÇAM "ROCKETS" NA UCRÂNIA


Ucrânia
Novembro de 2022

Uma formação de 2 aeronaves Sukhoi Su-25 da Força Aérea da Federação Russa, em acção de ataque ao solo com lança foguetes, B-13L de 122mm (com um máximo de 5 foguetes por lançador), na Ucrânia, em Novembro de 2022. No decurso do vídeo, nos preparativos em terra, podemos observar, além do carregamento dos "rockets", a reposição de cargas de contra-medidas anti-míssil. Na lateral de um dos Su-25, além das estrelas indicando o histórico de sucesso em objectivos de ataque ao solo, temos a inscrição, em cirílico, de "Pela Terra Mãe!" ("За Родину!"), grito de guerra soviético popularizado na 2.a Guerra Mundial e inscrito amiúde, com esta mesma grafia, nos meios de combate de então.
Os foguetes aqui usados, tipicamente na variante de alto-explosivo de fragmentação (S-13OF), têm um comprimento de 2,97 metros e um peso individual de 69 kg (com uma ogiva de 33 kg, contendo 7 kg de alto explosivo), tendo um alcance máximo de 3 km. Denota-se que os mesmos são aqui disparados, seguindo uma abordagem táctica muito comum por parte das forças russas, elevando substancialmente o ângulo vertical face ao ponto de impacto visível - pretendem desta forma, sacrificando a precisão, aumentar o alcance dos mesmos (e evitando maior aproximação ao alvo).




O Sukhoi Su-25 ("Су-25") "Grach" ("Грач"; "Rook", "Corvo", cientif. Corvus frugilegus) designação NATO "Frogfoot", de fabrico russo, é um bimotor (Soyuz/Tumansky R-195), sub-sónico, especializado no apoio de fogo em ataque ao solo na coordenação de ataques de proximidade com as unidades no terreno (CAS, "Close air support"). É uma aeronave desenhada com especial atenção à resistência face aos impactos dos meios de defesa anti-aérea, dado o seu perfil operacional envolver, necessariamente, a operação a baixa altitude e baixa velocidade em plena linha da frente do Teatro de Operações.

Tem um alcance máximo de 1 000 km (750 km em operação de combate), com um tecto máximo de 7 000 metros, e uma velocidade de 975 km/h. Está armado com um canhão automático de 30mm, Gryazev-Shipunov GSh-30-2, com 250 munições, dispondo, sob as asas, de um total de 10 pontos para fixação de até 4 400 kg de armamento ("rockets", misseis, bombas; bem como "pods" ASO-2V de protecção anti-míssil com "chaff" e "flare", cujo carregamento podemos observar neste vídeo).
Vídeo via Ministério da Defesa da Federação Russa | "Министерство обороны Российской Федерации"

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

Formação de 6 navios da Marinha da Federação Russa acompanhados por meios aeronavais da Marinha e Força Aérea Portuguesas