NOVO "ESTRAGÃO" AO SERVIÇO DA LETÓNIA


Ādaži, Letónia
2 de Dezembro de 2022

Entrada ao serviço da Força Aérea da Letónia ("Latvijas Gaisa spēki") de duas novas aeronaves Peligrin "Tarragon" (matrículas 021 e 022) partindo do aeródromo de Ādaži e rumando, cerca de 50 km para Sudeste, para a Base da Força Aérea Nacional (onde ficarão sediadas), em Lielvārde, a 2 de Dezembro de 2022.

A "Tarragon" ("Estragão", erva aromática, "Artemisia dracunculus"), produzida na Letónia pela SIA "Pelegrin" (fundada em 2010), é uma aeronave construída em alumínio e fibra de carbono, de 2 lugares, dotada de um motor Rotax da série 900, capaz de um velocidade máxima de 370 km/h (em cruzeiro 270 a 310 km/h), com um tecto de 3 500 metros de altitude e um alcance operacional de 1 300 km. Dotada de trem de aterragem retráctil, tem um comprimento de 7,53 metros e uma envergadura de 7,94 metros. Consegue descolar em 225 metros e aterrar em 150 metros.

Estas aeronaves destinam-se à formação de pilotos e à manutenção dos seus níveis de qualificação e certificação, bem como a possíveis tarefas de apoio às forças terrestres. Juntam-se a 3 Antonov An-2, de transporte, como as únicas aeronaves de asa fixa detidas actualmente pela Letónia.

Foto por Sargento Edgar Grundstein, Forças Armadas da Letónia

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

"Leopard" cedidos por Portugal à Ucrânia em transporte rumo à Alemanha a bordo de Antonov An-124