"COMMANDOS" DESCEM DE PARAQUEDAS EM PORTA-AVIÕES
Mediterrâneo Oriental
26 de Novembro de 2022
Treino e demonstração de capacidade de operacionais dos "Commandos Marine", a unidade de Operações Especiais da Marinha Francesa, no decurso da Operação "Antares", a 26 de Novembro de 2022, no Mediterrâneo Oriental, em cooperação com Forças da Grécia.
Transportados por uma aeronave de patrulha e luta anti-submarina Dassault Atlantique-2 (ATL2), os "Commandos Marine" saltam de paraquedas rumo ao convés de voo do porta-aviões "Charles de Gaulle" (R91), cujas dimensões da secção diagonal de aterragem são de aproximadamente 203 por 20 metros. A partir deste, e já a bordo de um helicóptero NHIndustries NH90 "Caïman", prosseguem, escoltados por dois caças Dassault Rafale M F3R, para uma missão de "Visit, Board, Search, and Seizure" (VBSS), com descida por "fast rope", para o convés de voo de helicóptero da "Kanaris" ("Κανάρης"), número de amura F-464, um fragata da classe "Elli" da Marinha Grega.
Os "Command Marine" progridem na sua acção de VBSS armados com espingardas automáticas Heckler & Koch HK 416F, em calibre 5.56 x 45 mm NATO (equipadas com miras ópticas e apontadores laser), e pistolas Glock 17, em calibre 9x19mm Parabellum, com "red dot", protegidos por escudos tácticos com iluminação.
Iniciada a 15 de Novembro de 2022, a Operação "Antares" (nome da maior estrela na constelação de Escorpião, muitas vezes referida como "O Coração do Escorpião") corresponde a uma acção liderada pelo "Carrier Strike Group" (GAN / TF473) da Marinha Francesa e destinada a promover a cooperação com países aliados, em contexto NATO, no Teatro de Operações do Mediterrâneo, com o envolvimento de forças dos EUA, da Itália e da Grécia. O âmbito da operação poderá vir a alargar-se até ao Índico e envolver outros aliados.
Vídeo via Estado Maior das Forças Armadas Francesas | "État-major des armées" (EMA)
Comentários