ESPANHA TREINA DEFESA ANTI-AÉREA EM CENÁRIO NA LETÓNIA


Lielvārde, Letónia
26 a 27 de Setembro de 2022

Militares das Forças Armadas de Espanha procedem ao re-municiamento de uma plataforma de defesa anti-aérea NASAMS, simulando a defesa da base aérea de Lielvārde, na Letónia, no decurso do terceiro exercício "Ramstein Alloy" de 2022, entre 26 e 27 de Setembro. O míssil na foto corresponde a uma versão inerte, de instrução, do AIM-120 AMRAAM (CATM-120B/C, "Captive Air Training Missile").

O NASAMS ("Norwegian Advanced Surface-to-Air Missile System") é uma plataforma de defesa anti-aérea, rebocada ou auto-propulsionada, desenvolvida pela Kongsberg Defence & Aerospace (KDA) e pela Raytheon, e que dispõe de 6 lançadores que podem projectar mísseis AIM-9 Sidewinder, IRIS-T SLS, AIM-120 AMRAAM ou AMRAAM-ER (os mesmos usados nas aeronaves). Esta plataforma conta com 3 gerações evolutivas - a primeira, de 1998; uma segunda, ao serviço desde 2006; e uma terceira geração com os primeiros testes de fogo-real a datarem de 2019. As Forças Armadas de Espanha dispõem actualmente de 8 plataformas NASAMS.

A par do uso desta plataforma para defesa anti-aérea em Washington, D.C. (em particular da Casa Branca), entre outros locais da sua geografia, o Governo dos Estados Unidos adquiriu e cedeu várias unidades da mesma à Ucrânia, que estão presentes no seu Teatro de Operações desde inícios de Novembro de 2022.

Sob a égide NATO, e no contexto do Teatro de Operações do Báltico, o terceiro exercício "Ramstein Alloy" de 2022 contou com a participação de forças da Hungria, da Alemanha, da República Checa, da Itália, da Turquia, do Reino Unido, da Estónia, da Lituânia e da Letónia, bem como do aliado Finlândia. O exercício decorreu ao longo do dias 26 e 27 de Setembro de 2022 as forças envolvidas participaram num cenário de resposta ao Artigo 5.º do Tratado da Aliança, num abordagem de "Deter and Defend", defendendo a Letónia de um ataque. Neste contexo decorreram, entre outras, acções de resposta rápida de meios aéreos, de defesa anti-aérea a partir de plataformas terrestres e missões de busca e salvamento em contexto de combate (CSAR).

Foto via CSEL - NATO Allied Command Operations | Ministério da Defesa de Espanha

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA