"PIRANHA" BELGA COM PEÇA DE 90MM


Lituânia
Novembro de 2022

Militar do Batalhão de Caçadores das Ardenas ("Bataillon de Chasseurs Ardennais") do Exército Belga, executa aferição de pontaria, com recurso a um colimador, no interior do cano de uma peça MECAR Cockerill Mk.8, de 90mm, em torre CMI Defence LCTS90, de uma viatura blindada 8x8 DF90, "Piranha" IIIC, sob o âmbito do "NATO enhanced Forward Presence Battle Group (NATO eFP BG) Lithuania", em Novembro de 2022, na Lituânia. Este "Battle Group" multinacional, criado pela NATO em 2017, está actualmente na sua 12.ª rotação de forças, sendo esta a 6.ª participação da Bélgica.

A MOWAG "Piranha" IIIC, de fabrico Suíço (detida pela General Dynamics), é uma viatura blindada 8x8, de 9,3 a 14 toneladas, guarnecida por 3 elementos (comandante, condutor e artilheiro) podendo transportar 5 militares equipados. Alcança uma velocidade máxima em estrada de 100 km/h e tem um alcance operacional de 780km. O seu armamento principal, a peça de 90mm, de carregamento manual, conta com 37 munições (17 para carregamento imediato e 20 armazenadas). Está ainda armada com uma metralhadora co-axial de 7,62 mm, e com outra sobre a torre.

As Forças Armadas de Bélgica detêm actualmente 138 unidades desta viatura blindada (em 7 variantes), compreendendo 18 unidades das DF90.

Foto via "NATO eFP BG Lithuania"

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

Formação de 6 navios da Marinha da Federação Russa acompanhados por meios aeronavais da Marinha e Força Aérea Portuguesas