"DRONE" TUPOLEV EM USO PELA UCRÂNIA


Yagorlytskyi Kut, Kherson, Ucrânia
22 de Setembro de 2021

Um "drone" Tupolev TU-141 "Strizh" ("Rápido"), e respectiva plataforma rebocada de lançamento, ao serviço da Força Aérea da Ucrânia, no decurso do exercício "Esforços Combinados" ("Об’єднані зусилля"), a 22 de Setembro de 2021, no campo de ensaios de Yagorlyk ("Ягорлик"), na península de Yagorlytskyi Kut ("Ягорлицький Кут") em Kherson, no Sul da Ucrânia. No contexto deste exercício foi usado como alvo para diferentes sistemas de defesa anti-aérea da Ucrânia, compreendendo as plataformas S300 e "Buk-M1" (9K37).

Desenhado para missões de reconhecimento (podendo transportar camaras de diferentes tipologias, diferentes sensores electro-ópticos e radar), o Tupolev TU-141 "Strizh" (Туполев Ту-141 "Стриж") é um "drone" que voou pela primeira vez em 1974 e entrou ao serviço das Forças Armadas da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) em 1979. Tendo sido produzidas 152 unidades, foi retirado de produção em 1989.

O TU-141 foi desenvolvido e fabricado na Ucrânia, pela Empresa Estatal de Produção Aeronáutica de Kharkiv (ХДАВП, "Харківський авіаційний завод", ХАЗ) e, fazendo também parte dos equipamentos afectos às Forças Armadas da Ucrânia, e com várias unidades armazenadas, foi re-introduzido ao serviço activo das mesmas desde 2014.

Tem um comprimento de 14,33 metros, uma envegardura de asa de 3,88 metros e um peso de 6,2 toneladas. É propulsionado por um motor a jacto Tumansky KR-17A que lhe permite um velocidade máxima de 1 100 km/h (em cruzeiro de 990 km/h) com um alcance operacional máximo de 1 000 km e um tecto de 6 000 metros de altitude.

Segundo vários analistas, as explosões e incêndios verificados a 5 Dezembro de 2022 nas bases da Força Aérea da Federação Russa de Engels-2 (na região de Saratov) e de Ryazan/Dyagilevo (na região de Ryazan), poderão ter sido provocadas por impactos de "drones" TU-141 (eventualmente dotados de alguma ogiva explosiva).

Foto via Comando da Força Aérea Ucraniana ("Командування Повітряних Сил ЗСУ")

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

KA-52 NO ASSALTO AO AEROPORTO "ANTONOV"