AVIAÇÃO NAVAL CHINESA EM TREINO


Huangdicun, Liaoning, China
16 de Novembro de 2022

Aeronaves Shenyang J-15, na gíria os "Tubarões Voadores" ("飞鲨"), designação NATO "Flanker X2", da Aviação Naval do Exército de Libertação Popular da China, em preparação na pista da Universidade da Aviação Naval ("中国人民解放军海军航空大学"), em Huangdicun, para descolarem rumo a exercícios de combate, a 16 de Novembro de 2022, no Leste da China. Tratam-se de aeronaves afectas ao porta-aviões "Liaoning" ("辽宁"), cujo nome corresponde, precisamente, à região onde estas instalações estão situadas.

O Shenyang J-15 tem um comprimento de 22 metros, uma envergadura de asa de 15 metros, com um peso máximo à descolagem de 32,5 toneladas. Propulsionado por 2 turbinas Saturn AL-31 tem uma velocidade máxima de Mach 2.4 e um alcance máximo (de ligação) de 3 500 km. Está armado com um canhão automático de 30mm, GSh-30-1, com 150 munições; e com 12 pontos de fixação onde pode receber, além de depósitos adicionais de combustível, uma combinação de mísseis (ar-ar, ar-terra, anti-navio) bem como bombas e foguetes. Estimam-se que existam 5 dezenas de unidades ao serviço.

Foto por Ni Shuai (Exército de Libertação Popular da China)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

Formação de 6 navios da Marinha da Federação Russa acompanhados por meios aeronavais da Marinha e Força Aérea Portuguesas