"ATLAS" TREINA EM CONTEXTO FERROVIÁRIO


Inchicore, Dublin, Irlanda
Dezembro de 2022

Exercício da rede "ATLAS", em Dublin, na Irlanda, em cenário de resposta a uma ameaça de sequestro ou de ataque terrorista no contexto de transporte ferroviário. Tratou-se de uma organização da ERU, "Emergency Response Unit" ("Aonad Práinnfhreagartha") da "Garda Síochána", da Polícia Nacional da Irlanda", e o do "Irish Rail" ("Iarnród Éireann"), os Caminhos de Ferro na Irlanda, e teve lugar em Inchicore ("Inse Chór") nas instalações industriais de reparação e manutenção de material ferroviário (conhecidas na gíria, localmente, como "The Works"), a cerca de 5 km a oeste do centro de Dublin, em inícios de Dezembro de 2022.
Envolvendo 70 operacionais em representação de 12 países, o exercício e "workshops" de formação técnica e táctica decorreram ao longo de 2 dias, com especial foco no contexto de ameaça em meio ferroviário e nas dinâmicas (mecânicas e explosivas) de acesso, nos meios de escalada e de facilitação de acesso, e em todo o planeamento operacional específico.
Além da "Garda" irlandesa participaram, entre outros, operacionais da OMEGA (Pretterorisma vienība "Omega"), unidade anti-terrorista da Polícia Nacional da Letónia; da RAID ("Recherche, Assistance, Intervention, Dissuasion"), unidade táctica da Polícia Nacional Francesa; da GIPL, ("Groupe d'Intervention de la Police de Lausanne") da Polícia Suiça; do NOCS ("Nucleo Operativo Centrale di Sicurezza"), unidade táctica da Polícia do Estado de Itália.





A rede "ATLAS" é uma associação composta por 38 unidades de operações especiais dos 27 estados membros da União Europeia a que se juntam unidades da Noruega, Islândia e Suiça (e, agora, Reino Unido). Esta associação foi estabelecida informalmente em 2001, como meio de cooperação no contexto pós 11 de Setembro entre entidades policiais europeias e foi formalizada em 2008 por decisão do Conselho Europeu - que a colocou associada ao "European Counter Terrorism Centre" (ECTC) no quartel-general da EUROPOL, em Haia. Portugal participa na rede "ATLAS Network" com o GOE (Grupo de Operações Especiais) da PSP e o GIOE (Grupo de Intervenção de Operações Especiais) da GNR.

Vídeo via "Garda Síochána"

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA