"ATLAS" TREINA EM CONTEXTO FERROVIÁRIO


Inchicore, Dublin, Irlanda
Dezembro de 2022

Exercício da rede "ATLAS", em Dublin, na Irlanda, em cenário de resposta a uma ameaça de sequestro ou de ataque terrorista no contexto de transporte ferroviário. Tratou-se de uma organização da ERU, "Emergency Response Unit" ("Aonad Práinnfhreagartha") da "Garda Síochána", da Polícia Nacional da Irlanda", e o do "Irish Rail" ("Iarnród Éireann"), os Caminhos de Ferro na Irlanda, e teve lugar em Inchicore ("Inse Chór") nas instalações industriais de reparação e manutenção de material ferroviário (conhecidas na gíria, localmente, como "The Works"), a cerca de 5 km a oeste do centro de Dublin, em inícios de Dezembro de 2022.
Envolvendo 70 operacionais em representação de 12 países, o exercício e "workshops" de formação técnica e táctica decorreram ao longo de 2 dias, com especial foco no contexto de ameaça em meio ferroviário e nas dinâmicas (mecânicas e explosivas) de acesso, nos meios de escalada e de facilitação de acesso, e em todo o planeamento operacional específico.
Além da "Garda" irlandesa participaram, entre outros, operacionais da OMEGA (Pretterorisma vienība "Omega"), unidade anti-terrorista da Polícia Nacional da Letónia; da RAID ("Recherche, Assistance, Intervention, Dissuasion"), unidade táctica da Polícia Nacional Francesa; da GIPL, ("Groupe d'Intervention de la Police de Lausanne") da Polícia Suiça; do NOCS ("Nucleo Operativo Centrale di Sicurezza"), unidade táctica da Polícia do Estado de Itália.





A rede "ATLAS" é uma associação composta por 38 unidades de operações especiais dos 27 estados membros da União Europeia a que se juntam unidades da Noruega, Islândia e Suiça (e, agora, Reino Unido). Esta associação foi estabelecida informalmente em 2001, como meio de cooperação no contexto pós 11 de Setembro entre entidades policiais europeias e foi formalizada em 2008 por decisão do Conselho Europeu - que a colocou associada ao "European Counter Terrorism Centre" (ECTC) no quartel-general da EUROPOL, em Haia. Portugal participa na rede "ATLAS Network" com o GOE (Grupo de Operações Especiais) da PSP e o GIOE (Grupo de Intervenção de Operações Especiais) da GNR.

Vídeo via "Garda Síochána"

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

KA-52 NO ASSALTO AO AEROPORTO "ANTONOV"