RUSSOS E TURCOS JUNTOS NO CURDISTÃO SÍRIO
Ad Darbasiyah, Síria
28 de Julho de 2022Patrulha conjunta de viaturas blindadas das Forças da Federação Russa e Forças da Turquia, em Ad Darbasiyah ("الدرباسية"), na província de Hasakah, no Nordeste da Síria, logo após a barreira de fronteira com a Turquia, a 28 de Julho de 2022. Esta geografia está compreendida no que se designa por Curdistão ou Grande Curdistão.
Após a ofensiva das Forças Turcas nesta região, em Outubro de 2019 (Operação "Primavera da Paz"; "Barış Pınarı Harekâtı"), contra as forças pró-curdas, e em resultado dos dois acordos celebrados, um com as Forças Russas e outro com as Forças dos EUA, foi acordado o estabelecimento de patrulhas conjuntas, regulares, com as Forças Russas e o retirar das milícias das "Forças Democráticas da Síria" (pró-curdos) para um limite até 32 km a Sul da fronteira Turca.
Ao centro, na foto, temos uma viatura blindada 4x4 "KİRPİ" II ("Ouriço") MRAP das Forças Turcas. Conta com elementos de protecção adicional, nas suas laterais, para a detonação prematura de cargas anti-carro (aos quais foi acrescido arame farpado para evitar o escalamento da viatura). A variante aqui presente conta com plataforma, à retaguarda, no topo, de contra medidas rádio face a explosivos improvisados (IED).
O "KİRPİ" II é uma viatura blindada, 4x4, MRAP ("Mine-Resistant Ambush Protected"), construída pela empresa turca BMC ("BMC Otomotiv Sanayi ve Ticaret A.Ş."), com 20 toneladas, 7,3 metros de comprimento, 2,6 metros de largura, 3,2 metros de altura. Com um protecção balística STANAG 4569 de nível 3, pode transportar até 13 militares equipados, está armada com uma plataforma superior, de operação remota (RWS), que pode ser equipada com uma metralhadora 7,62mm ou 12,7mm.
Em posição anterior à viatura turca, à direita na foto, temos uma viatura blindada KamAZ-63968 "Typhoon-K" ("Тайфун"), "Tufão", afecta às Forças da Federação Russa. Está equipada, sobre o topo (presa com tirantes), com a plataforma RP-377VM de contra medidas rádio face a explosivos improvisados (IED)
O "Typhoon-K" é uma viatura MRAP ("Mine-Resistant Ambush Protected"), 6x6, com 9 metros de comprimento e 3,32 metros de altura, com 21 toneladas de peso, ao serviço da Federação Russa desde 2014. Tem uma velocidade máxima em estrada de 105 km/h e uma autonomia de 1 200 km. Com uma guarnição de 2 elementos, pode transportar até 16 militares equipados.
Este MRAP combina soluções de protecção e blindagem de última geração, com uma arquitectura híbrida de aço, cerâmica e materiais compostos, pneus com elementos atenuadores de dano e enchimento controlado a partir do interior, estando referenciado com níveis de protecção contra impactos de calibre 14,5 x 114 mm, e como podendo resistir à detonação de uma mina anti-carro quer em posição central, quer sob qualquer um dos seus eixos rodados. Poderá assim alcançar o nível 4 de protecção do "standard" NATO STANAG 4569 (que tem 6 níveis crescentes).
Na posição dianteira, à esquerda na foto temos uma viatura blindada 8x8 BRT-82A, afecta às Forças da Federação Russa, equipada, à retaguarda da sua torre, presa com tirantes, com uma plataforma RP-377VM de contra medidas rádio face a explosivos improvisados (IED). Conta com elementos de protecção adicional, nas suas laterais, para a detonação prematura de cargas anti-carro.
A viatura blindada BTR-82A, 8x8, anfíbia, corresponde a uma versão melhorada da BTR-80A, equipada com um canhão automático Shipunov 2A72 de 30 mm instalado na torre de operação remota Baikal AU-220M, na qual, em posição co-axial à direita da peça principal, está também instalada uma metralhadora PKT de calibre 7,62mm. Estas viaturas estão equipadas com sistema de controlo de tiro TKN-4GA, com capacidade de operação diurna e nocturna, e com camara TKN-AI de observação e controlo, com medição distância laser, com alcance até 3 km. Com um peso de 16 toneladas e um comprimento de 7,7 metros, com uma guarnição de 3 elementos e podendo transportar 7 militares equipados no seu interior, podem alcançar uma velocidade máxima de 100 km/h em estrada, com um alcance de até 600 km. O BTR-82A está ao serviço das Forças Armadas da Federação Russa desde 2013.
As Forças da Federação Russa aqui presentes estão afectas à respectiva Polícia Militar ("Военная полиция России").
Foto por Delil Suleiman | Reuters
Comentários