"SFAB" TREINA COM "DRONE" NO DESERTO DA CALIFÓRNIA


Fort Irwin, Califórnia, EUA
22 de Agosto de 2023

Colocação em operação de uma aeronave não tripulada de reconhecimento RQ-11B "Raven" ("Corvo") por parte de um Sargento do Exército dos Estados Unidos, durante treinos tácticos conduzidos pela "1st Security Force Assistance Brigade" (1st SFAB), numa zona remota do deserto do Mojave, Centro de Treino Nacional de Fort Irwin, a cerca de 200 km a Nordeste de Los Angeles, na Califórnia, Estados Unidos da América (EUA), a 22 de Agosto de 2023. À retaguarda do militar norte-americano, coberta por rede camuflada, está uma viatura táctica ligeira blindada 4x4 "Humvee" (HMMWV, "High Mobility Multipurpose Wheeled Vehicle").

No activo, a partir de Fort Moore (ex-Fort Benning), Georgia, EUA, desde 8 de Fevereiro de 2018 (fundada em 2017), a 1st SFAB, é dedicada a apoiar a constituição, formação, instrução e treino de forças convencionais de países parceiros e aliados dos EUA. Organizam-se, quando destacados, em sub-unidades compostas por equipas de 12 elementos compreendendo especialistas em armamento, informações, logística, manutenção, comunicações, apoio aéreo e um médico.

A 1st SFAB é comandada actualmente, e desde 12 de Julho de 2023, pelo Coronel Brian Ducote, e está dedicada ao âmbito regional SOUTHCOM (América Central e do Sul), com presença referenciada com caracter persistente na Colômbia, Honduras e Panamá. e, com caracter episódico, no Perú, Equador e Uruguai. Existem um total de 6 brigadas "SFAB" dedicadas a diferentes geografias, em todos os continentes, podendo cada uma delas constituir até 61 equipas especializadas.

O AeroVironment RQ-11B "Raven" é um "drone" de pequenas dimensões, de fabrico norte-americano, de lançamento manual, operado por dois elementos - um "Mission Operator" e um "Vehicle Operator", seja a partir de uma posição estática, seja a partir de uma viatura. Com um peso de aproximadamente 1,9 kg (2,17 kg quando equipado, como aqui, com camara Gimbal com sensores Electro-Óptico e Infra-Vermelhos), um comprimento de 92 cm e uma evergadura de 1,4 metros, tem uma velocidade de cruzeiro de 32 km/h (máxima de 81 km/h) e um tecto de altitude de 152 metros, com uma autonomia de 60 até 90 minutos de voo e com um raio de alcance de 10 km. Entrou ao serviço das forças armadas dos Estados Unidos da América em 2004 e está hoje ao serviço de mais de 30 países.

Em Agosto de 2022, na República Centro Africana, foi referenciado o uso em contexto operacional do "Corvo" pelas Forças Armadas Portuguesas (que dispõe do mesmo desde 2019), sob a égide da 11ª Força Nacional Destacada (11FND/RCA) constituída como uma Força de Reacção Rápida da Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização da República Centro-Africana (MINUSCA, "Mission multidimensionnelle intégrée des Nations unies pour la stabilisation en Centrafrique"), ref. https://espada-e-escudo.blogspot.com/2022/08/corvo-portugues-na-rca.html .

Foto por Major Jason Elmore | Exército dos Estados Unidos ("U.S. Army")


Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA