POSIÇÕES RUSSAS FORTIFICADAS NO LESTE DA UCRÂNIA
Svatove, Luhgansk, Ucrânia
22 de Julho de 2023Militar do 1.º Exército Blindado da Guarda do Exército da Federação Russa ("1-я гвардейская танковая Краснознамённая армия") dispara uma metralhadora pesada DShK (M), em calibre 12.7x108mm, a partir de posições fortificadas na linha da frente da região de Svatove ("Сватове"), Luhansk, no Leste da Ucrânia, a 22 de Julho de 2023.
A metralhadora pesada soviética DShK, acrónimo de "Degtyaryova-Shpagina Krupnokaliberny" ("ДШК", "Дегтярёва-Шпагина Крупнокалиберный"), literalmente "Grosso Calibre de Degtyaryova-Shpagina, é uma arma desenhada originalmente por Vasily Degtyaryov e Georgi Shpagin (URSS), em 1938, no calibre 12.7×108mm, capaz de uma cadência de 600 disparos por minuto, com uma velocidade de 850 m/s à saída do cano, com um alcance efectivo até aos 2 000 metros. Nas sucessivas variantes construídas desde o seu desenho original, terão sido produzidas, entre 1946 e 1980, mais de 1 milhão de unidades, com especial incidência no seu uso como arma anti-aérea ou como elemento de fogo de supressão contra infantaria ou mesmo contra viaturas blindadas ligeiras. É informalmente designada por "Dushka", expressão que próxima da leitura do seu acrónimo, designa uma pessoa que nos é querida.
A DShK e a M2 Browning, arma de calibre 12.7×99mm (.50 BMG), desenhada por John M. Browning (EUA) em 1919, e ao serviço desde 1933, são as únicas metralhadoras pesadas desenhadas antes da 2.ª Guerra Mundial que continuam, efectivamente, a manterem-se como plataformas operacionais ainda em uso nas mais variadas Forças Armadas e Teatros de Operações.
Foto via RIA Novosti ("РИА Новости")
Comentários