"DRONE" NAVAL UCRANIANO "SEA BABY"


Ucrânia
16 de Agosto de 2023

Desenvolvidos e construídos pelo Serviço de Segurança da Ucrânia ("Служба безпеки України", СБУ; "Služba bezpeky Ukrajiny", SBU), os "Sea Baby" são uma plataforma modular de embarcações não tripuladas usadas, com ogivas de alto-explosivo e apoiadas por sensores electro-ópticos, navegação e comunicações via satélite, para atacar navios e infraestruturas em contexto marítimo e ribeirinho (vulgo, "drones" navais suicidas).
Em comunicado oficial, de 16 de Agosto de 2023, o director do Serviço de Segurança da Ucrânia , Vasyl Vasylyovych Malyuk ("Василь Васильович Малюк"), indicou ter sido esta a plataforma de "drone" naval usada na madrugada de 17 de Julho de 2023, com uma ogiva de 850 kg, no ataque à Ponte de Kerch, na Crimeia, ref. https://edition.cnn.com/.../ukraine-crimea.../index.html . Mais destacou o mesmo que o desenvolvimento e construção dos "Sea Baby" foram assegurados directamento pelo SBU sem o envolvimento de privados.
Indicou ainda ter sido uma variante desta plataforma modular, com um ogiva de 450 kg, a ter sido usada nos ataques da madrugada de 4 de Agosto de 2023, também no Teatro de Operações do Mar Negro, a dois navios da Federação Russa: o navio de assalto anfíbio "Olenegorskiy Gornyak", ref. https://espada-e-escudo.blogspot.com/2023/08/navio-da-federacao-russa-adornado-apos.html ; e o petroleiro "SIG", ref. https://espada-e-escudo.blogspot.com/2023/08/petroleiro-russo-atacado-junto-crimeia.html .




Vídeos e foto via Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU | СБУ)



Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

Formação de 6 navios da Marinha da Federação Russa acompanhados por meios aeronavais da Marinha e Força Aérea Portuguesas