F35-B EM OPERAÇÃO TÁCTICA A PARTIR DE TROÇO DE ESTRADA


Camp Pendleton, Califórnia, EUA
Agosto de 2023

Um F35-B Lightning II (53) da Esquadra VMX-1 do Corpo de Fuzileiros dos Estados Unidos aterra num troço com 15 metros de largura da antiga "Pacific Coast Highway", entre a via férrea e a inter-estadual I-5, geo-referenciação 33.306889, -117.471000 , ref. https://goo.gl/maps/HrYHPdVuJ13yJqPe8 , nas proximidades de Camp Pendleton, no Sul da Califórnia, EUA, no decurso do exercício "Obsidian Iceberg", Agosto de 2023, destinado a treinar o contexto de operações distribuídas a partir de locais remotos, compreendendo logística de campo, pistas não infra-estruturadas e tácticas dinâmicas.

Com visão do dispositivo e do desenrolar operacional apoiada, a 4 500 metros de altitude, por um "drone" MQ-9 "Reaper" da "163rd Attack Wing" da Força Aérea dos EUA, a operar a partir da Base Aérea de March (Califórnia), este F35-B recebeu re-abastecimento de combustível, troca de piloto e quatro GBU-53/B "Small Diameter Bombs" IIs/"Stormbreakers", bem como dois mísseis ar-ar AIM-120 (todos de carga inerte), transportados para o local por um MV-22 "Osprey" (8607, MV 03), afecto também ao VMX-1.

A par do exercício tendo por base o F35-B, este mesmo local permitiu testar ainda o re-abastecimento de combustível e o equipar com um torpedo Mark-46 (de instrução) a um helicoptero Sikorsky SH-60 "Seahawk" (31) da Marinha dos Estados Unidos. Para permitir a defesa aérea a baixa altitude do perímetro foi transportada para o local, por 2 helicópteros UH-1Y da VMX-1, uma equipa armada com mísseis FIM-92 "Stinger".

A menos de 1 km a Sul desta posição, geo-referenciação 33.30010768253915, -117.46929481894321 , ref. https://goo.gl/maps/oMBN7L5gDWPES2xbA , existe uma àrea de teste, de superfície em betão, com 245 metros de comprimento e 35 metros de largura, que simula o convés de voo de um navio de assalto anfíbio da classe "Wasp" (LHD) da Marinha dos Estados Unidos (com as respectivas marcações pintadas em conformidade).

A VMX-1 corresponde à Esquadra de Teste e Avaliação Operacional do Corpo de Fuzileiros dos Estados Unidos ("Marine Operational Test and Evaluation Squadron One"), operando baseada em Yuma, no Arizona (com destacamentos e sub-unidades em outras bases), e tendo por lema "Mihi Cura Futuri" ("Eu cuido do futuro"), tendo como atribuição o teste e a avaliação de equipamentos bem como o desenvolvimento e estruturação de dispositivos e procedimentos tácticos e operacionais usando os mesmos.

O F-35B corresponde à variante de descolagem curta e aterragem vertical (STVOL, "Short Take-off and Vertical Landing") do F-35, desenvolvido pela norte-americana Lockheed Martin e ao serviço do Corpo de Fuzileiros dos EUA desde Janeiro de 2012. Com 15,6 metros de comprimento, 4,36 metros de altura e uma envergadura de asa de 10,70 metros, tem um peso máximo à descolagem de 27,2 toneladas. É propulsionado por uma turbina Pratt & Whitney F135 que lhe permite uma velocidade máxima de 1 960 km/h (Mach 1.6), com um raio de alcance de combate de 935 km. Está armado com um canhão automático de 25mm, GAU-22A, com 220 munições; possui dois compartimentos internos (cada um com 2 pontos de fixação), até um máximo de 2,6 toneladas; e quatro pontos de fixação externos para armamento e equipamento adicional, até um máximo de 6,8 toneladas de "payload".

Um "paylod" típico do F-35B assenta no uso exclusivo dos seus compartimentos internos, equipados com dois mísseis ar-ar (AIM-120C AMRAAM) e duas bombas guiadas (GBU-32 JDAM).

Foto por James Deboer

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