FOGO REAL DE CANOS ROTATIVOS DE "DESTROYER" CHINÊS


Mar da China Oriental
Agosto de 2023

Plataforma "Type 730" (H/PJ12), com canhão automático de 7 canos rotativos de 30mm, em exercícios de fogo-real a partir de um "destroyer" da classe Type 052D (designação NATO "Luyang III") do Comando do Teatro de Operações Oriental da Marinha ("东部战区海军)") do Exército de Libertação Popular da China, Agosto de 2023, no Mar da China Oriental.

Trata-se de uma plataforma de operação remota, orientada por sistemas electro-ópticos (OFC-3; em primeiro plano) e de radar (TR47C; em segundo plano), para uso em contexto de arma de curta-distância (CIWS, "Close-In Weapon System"), tipicamente como perímetro final de defesa anti-aérea contra mísseis ou aeronaves. Alcança uma cadência de tiro de 5 800 disparos por minuto, usando munições de calibre 30x165mm AO-18, com um alcance operacional até 3-4 km para alvos aéreos e 4-5 km para alvos navais.

Em segundo plano na foto podemos observar as 4x8 células de lançamento vertical (VLS), que podem ser armadas com diferentes combinações de mísseis de defesa anti-aérea (HHQ-9), anti-navio (YJ-18) ou anti-submarino (CY-5) - existindo, à ré, antes do hangar, outro conjunto de igual dimensão; e, à vante, a torre da peça de artilharia de 130 mm.

Foto por Shen Yang (Exército de Libertação Popular da China)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

KA-52 NO ASSALTO AO AEROPORTO "ANTONOV"