OPERAÇÕES ESPECIAIS DOS ESTADOS UNIDOS A 1 500 KM DO PÓLO NORTE


Base Espacial de Pituffik, Avannaata, Gronelândia, Dinamarca
4 de Maio de 2023

Militares das Forças de Operações Especiais dos Estados Unidos junto da Base Espacial de Pituffik, Avannaata, no Noroeste da Gronelândia, Dinamarca, geo-referenciação 76.531111, -68.703056 , ref. https://goo.gl/maps/soKYZFZkq4KD394h8 , a 4 de Maio de 2023, no decurso do exercício "Arctic Edge". O "sniper" em primeiro plano, com luvas profissionais "Guide" da Beyond, está armado com uma MK 22 MOD 0 ASR ("Advanced Sniper Rifle"), a designação da Barret MRAD ("(Multi-role Adaptive Design) ") sob requisitos do Comando de Operações Especiais dos Estados Unidos (USSOCOM). A arma está equipada com mira óptica SU-295/PVS Nightforce ATACR 7-35×56mm; sobre a secção dianteira da mesma, numa extensão de montagem com calha Picatinny, um "rangefinder" L3Harris; conta ainda com bipé (rebatível e ajustável); com supressor de som Barrett AML 338 (em liga de titânio) com manga protectora Armageddon Gear (destinada a mitigar o efeito de miragem térmica). O militar em segundo plano, com a responsabilidade de "spotter", está equipado com um "spotting scope" 8-40x60mm Bushnell LMSS2 Elite® Tactical .

Construída originalmente pelos EUA em 1943, sob autorização da Dinamarca, a Base Espacial de Pituffik (até 6 de Abril de 2023 designada por Base Aérea de Thule), em pleno Círculo Polar Árctico, dista 1 524 km do Pólo Norte. Está afecta actualmente à Força Espacial dos Estados Unidos ("United States Space Force", USSF, estabelecida em 2019), possui porto de águas profundas e uma pista de aviação, em asfalto, de 3 047 metros, sendo guarnecida pelo "821st Air Base Group". Alberga um conjunto alargado de sensores e plataformas de detecção e acompanhamento de mísseis balísticos intercontinentais (ICBMs) bem como de monitorização de satélites.

A edição de 2023 do exercício "Arctic Edge" decorreu sob a égide do Comando de Operações Especiais Norte (SOCNORTH) das Forças Armadas dos Estados Unidos, viando testar e treinar as capacidades de operação militar sob condições árcticas extremas.

Foto por Sargento Andrew Adams | Exército dos Estados Unidos ("U.S. Army")

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA