ÍNDIA ALCANÇA SUPERFÍCIE DA LUA COM MÓDULO E "ROVER"

Lua
23 de Agosto de 2023

O módulo lunar "Vikram" da missão "Chandrayaan-3" ("Veículo Lunar-3") da Organização Indiana de Investigação Espacial ("Indian Space Research Organisation", ISRO), alcançou com sucesso a superfície do Pólo Sul da Lua a 23 de Agosto de 2023 pelas 13:32 (hora de Lisboa; 18:02 hora oficial na Índia, IST). Este módulo, com uma massa de 1 752 kg, foi lançado há 1 mês e 9 dias pelo foguetão LVM3 ("Launch Vehicle Mark-3"), M4, a partir do Centro Espacial Satish Dhawan, na ilha de Sriharikota, na costa Leste da Índia, de onde descolou a 14 de Julho de 2023, pelas 14:35:17 IST (09:05:17 UTC). Todo o processo de aproximação final entre a saída da órbitra lunar e a aterragem controlada e bem sucedida na superfície foi transmitido, em directo, pela ISRO a partir do seu centro de comando e controlo, em Bengaluru ("U R Rao Satellite Centre", URSC).

O "Vikram" ("विक्रम" Valor') transporta no seu interior um "rover", o "Pragyan" ("प्रज्ञान" , "Sabedoria"), com uma massa de 26 kgs, de 6 rodas (com uma velocidade máxima de 0.036 km/h, cerca de 1 cm a cada segundo), com 90cm x 75cm x 85 cm, equipado com camaras, sistemas de comunicação e de alimentação de energia (50W) com recurso a painel solar, destinado a explorar a superfície da Lua, apoiado por sensores e equipamentos de análise de partículas, até 500 metros do módulo lunar e ao longo de 14 dias (planeados), enfrentando temperaturas na ordem dos 200 graus Celsius negativos. Cerca de 4 horas depois da chegada à Lua, foi aberta a rampa do módulo lunar, o "rover" iniciou a descida da mesma (foto do canto superior direito), elevou o painel solar (foto do canto inferior direito), e iniciou a descida para alcançar ele próprio a superfície.

A Índia realizou duas missões anteriores, "Chandrayaan-2" (a 6 de Setembro de 2019) e "Chandrayaan-1" (a 28 de Agosto de 2009), que levaram à aterragem descontrolada e com perda catastrófica dos seus módulos lunares. A Federação Russa, com a sua missão "Luna 25" ("Луна-25"), com o mesmo objectivo, enfrentou também, 4 dias antes, a 19 de Agosto de 2023, a perda de controlo e perda catastrófica do seu módulo lunar. O sucesso da missão da Índia torna a mesma a primeira nação a aterrar com sucesso no Pólo Sul da Lua, e a quarta nação a alcançar o único satélite natural da Terra e o quinto maior do Sistema Solar (juntando-se aos Estados Unidos, à Federação Russa e à China).

Fotos via ISRO | URSC



Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA