PETROLEIRO RUSSO ATACADO JUNTO À CRIMEIA


Península de Kerch, Crimeia
Agosto de 2023

Navio petroleiro "SIG" ("СИГ"; IMO: 9735335; MMSI: 273340190) da Federação Russa atingido, a estibordo, junto à casa das máquinas, por um por "drone" naval das Forças Armadas da Ucrânia, na madrugada de 4 de Agosto de 2023. O ataque tem lugar, sem carga transportada, no Mar Negro numa posição a cerca de 20 km a Sul da Ponte do Estreito de Kerch, que interliga a península de Kerch da Crimeia (Ucrânia) à península de Taman em Krasnodar (Federação Russa). A 10 de Agosto de 2023, apoiado por 2 rebocadores ("ВОЙ-240" e "КОНЕВЕЦ") no Mar Negro, é notório o rombo resultante do impacto, bem como os vidros partidos (e cobertos por jornais) na ponte de comando - tendo sido referenciado e documentado o alagamento parcial da casa das máquinas.
O "SIG" ("СИГ") construído em 2014, pela Federação Russa, é um navio de 6 600 toneladas, com 141 metros de comprimento, 16 metros de boca e 4 metros de calado, tendo uma guarnição de 11 elementos. Este petroleiro está referenciado pelos serviços de informações internacionais da Lloyds como afecto ao transporte de derivados de petróleo (designadamente "jet fuel") a partir de portos do Mar Negro e do Mar de Azov para o Mediterrâneo Oriental (sendo que a Marinha da Federação Russa opera no Mediterrâneo exclusivamente a partir da base naval de Tartus na Síria). O "SIG" faz parte da lista de navios sancionados (EO13685) após a ocupação da Crimeia pela Federação Russa em 2014.
O "Olenegorskiy Gornyak" ("Оленегорский горняк", SDK-91/BDK-91), número de amura 012, navio de assalto anfíbio originalmente da classe Project 775 (designação NATO "Ropucha I"), de 112 metros e 4 000 toneladas, da frota da Marinha da Federação Russa foi também atingido, e danificado, na mesma data, algumas horas antes, por outro "drone" naval das Forças Armadas da Ucrânia, ref. https://espada-e-escudo.blogspot.com/2023/08/navio-da-federacao-russa-adornado-apos.html .





Vídeos via OSINT


Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

KA-52 NO ASSALTO AO AEROPORTO "ANTONOV"