"MERLIN" EM MISSÃO JUNTO DE NAVIO DE TRANSPORTE DE SECÇÕES DE AVIÕES DA AIRBUS


Portugal
26 de Agosto de 2023

Helicóptero EH-101 "Merlin" da Esquadra 751 "Pumas" da Força Aérea Portuguesa (FAP), a operar a partir da Base Aérea N.º 6 (BA6), no Montijo, executa, a cerca de 283 km a Sudoeste da mesma, uma missão de resgate de um doente a partir do navio cargueiro francês "Ville de Bordeaux", a 26 de Agosto de 2023. Garantiu assim o transporte do mesmo para o Aeródromo de Trânsito n.º 1 (AT1), em Lisboa (popularmente designado por "Figo Maduro"), de onde seria posteriormente transportado para uma unidade hospitalar civil.

O "Ville de Bordeaux" (IMO: 9270842, MMSI 228084000) é um navio cargueiro ("Ro-Ro") de 21 500 toneladas, construído em 2004 nos estaleiros da Jinling em Nanjing, China, com 154 metros de comprimento, 28 metros de boca e 5,5 metros de calado, registado no porto de Bordéus, França. Navegando com pavilhão francês, é detido conjuntamente pela francesa Louis Dreyfus Armateurs e pela norueguesa Leif Höegh & Co sendo, em conjunto com o "City of Hamburg" e o "Ciudad de Cadiz", um dos 3 navios especialmente fretados, num contrato de aluguer de longa duração, pela Airbus para transporte dos componentes e secções dos aviões entre as diferentes unidades de produção (originalmente o A380, posteriormente e actualmente o A350). Em particular, estas operações de transporte envolvem a recolha das diferentes secções e componentes a partir do Reino Unido (via Porto de Mostyn), da Alemanha (Airbus Hamburg Finkenwerder, via Porto de Hamburgo) e de Espanha (Construcciones Aeronáuticas SA, via Porto de Cádiz), para as entregar em Bordéus, França, para posterior agregação na unidade de Toulouse, onde os Airbus são concluídos.




O helicóptero Agusta-Westland EH-101 Merlin é um transporte médio, trimotor, que entrou ao serviço da Força Aérea Portuguesa (FAP) em 2004 - sendo o meio escolhido para substituir os Aérospatiale SA-330 Puma, nome do qual aliás deriva o cognome da esquadra a que estão afectos, a Esquadra 751 "Pumas". Esta esquadra tem uma tripulação em alerta permanente na Base Aérea N.º 6, Montijo, uma tripulação e aeronave no Aeródromo de Manobra N.º 3, Porto Santo (Região Autónoma da Madeira), e duas tripulações e duas aeronaves na Base Aérea N.º 4, Lajes (Região Autónoma dos Açores).
O EH-101 Merlin tem um comprimento de 19,30 metros, uma altura de 6,61 metros e uma envergadura de 18,60 metros. Propulsionado por 3 motores Rolls-Royce Turbomeca RTM 322-MK 250, consegue uma velocidade de cruzeiro de 278 kh/h com um raio de acção de 740 km e um tecto de altitude de 4 575 metros. Com uma tripulação de 3 a 5 elementos, pode transportar até 30 militares equipados, com um peso máximo à descolagem de 14,6 toneladas. Pode ainda, com guincho, suportar uma carga alternativa exterior de 5,5 toneladas.
Vídeo via FAP


Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA