NORUEGUESES TREINAM COM FOGO-REAL NO CENTRO DO IRAQUE


Base Aérea de Al Asad, Iraque
3 de Junho de 2023

Militares do Batalhão "Telemark" da Brigada "Nord" do Exército da Noruega, afectos à "Norwegian Security Force" (NOR SECFOR), treinam, com fogo-real, no âmbito da "task force" conjunta da Operação "Inherent Resolve", com operacionais das Forças Armadas dos EUA, na Base Aérea de Al Asad, Iraque, a 3 de Junho de 2023. Esta base dista cerca de 150 km da fronteira, a Oeste, com a Síria, e 270 km da fronteira, a Leste, com o Irão.

Os operacionais do Batalhão "Telemark" estão aqui armados com canhão sem recuo 84mm, Carl Gustaf (M3), sendo possível, no plano um pouco mais afastado da imagem, à esquerda, sobre a barreira, observar um par de contentores "gémeos" de transporte de munição para o mesmo.

Esta plataforma dispara projecteis de 84 mm de diferentes tipologias (e.g., anti-carro, anti-pessoal, anti-infraestruturas fortificadas), sendo comum o uso de munições HEDP, de alto-explosivo multi-propósito / anti-infraestruras, com um peso de 3,3 kgs e com um alcance efectivo de 500 metros. "Carl Gustaf", deriva da designação do fabricante original sueco, "Carl Gustafs Stads Gevärsfaktori", fundado em 1812, então o arsenal oficial da coroa Sueca, e que se traduz, literalmente, por "Fábrica de Espingardas da Cidade de Carl Gustaf".

O militar à direita está armado com uma espingarda automática Heckler & Koch HK 416, em calibre 5.56×45mm NATO, equipadas com mira óptica Aimpoint Comp M4, módulo de iluminação / apontador laser L3 Harris MIPIM ("Mini Integrated Pointing Illumination Module") AN/PEQ-16B.

A "Norwegian Security Force" (NOR SECFOR) tem por missão, em conjunto com as Forças dos EUA, assegurar a segurança da Base Aérea de Al Asad, construída em 2003, bem como garantir a realização de patrulhamento externo, na província de Anbar onde a mesma se localiza, no Iraque, a cerca de 190 km a Oeste da capital, Bagdade.

Foto por Timothy VanDusen | Exército dos EUA ("U.S. Army")


Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

Formação de 6 navios da Marinha da Federação Russa acompanhados por meios aeronavais da Marinha e Força Aérea Portuguesas